Filtrar por

  • até

Copa, Olimpíadas e Eleições: Qual o legado para Curitiba?

O Instituto Ethos, por meio do projeto Jogos Limpos, a Atletas pela Cidadania, e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, com apoio da Fundação Avina, reúnem os candidatos à Prefeitura de Curitiba para propor um compromisso social. Nesta terça-feira (11), no Auditório Isae-FGV (Av. Visconde de Guarapuava, 2943), às 9h30, o evento “Copa, Olimpíadas e Eleições: qual é o legado para a sua cidade?” vai estimular os postulantes ao governo municipal a garantir investimentos sociais como parte do legado dos megaeventos esportivos.

Curitiba encerra o ciclo de assinaturas dos pactos nas onze cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 (a décima-segunda sede, o Distrito Federal, não tem eleições para prefeito).

Na oportunidade, todos os candidatos à prefeitura serão convidados a assinar os seguintes termos de compromisso:

Pacto pela Transparência Municipal
Tem como objetivo comprometer os futuros administradores municipais com a transparência nos processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014. Esse pacto, que faz parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos, pretende aproveitar a realização da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, para criar uma cultura que eleve o nível de transparência nos gastos governamentais, o nível de integridade nas relações público-privadas e o controle social dos investimentos públicos.

Termo de Compromisso Cidades do Esporte
Visa o desenvolvimento da cultura esportiva, o que propiciará a democratização do esporte, o estímulo ao aumento da atividade física da população, a melhoria do esporte nas escolas e a criação e consolidação de um Sistema Nacional do Esporte. A meta que se propõe é a ampliação e qualificação do esporte educacional nas escolas, de maneira a atender cem por cento das escolas municipais, bem como dobrar a prática de atividade física no país até 2022.

Programa Cidades Sustentáveis
Totalmente apartidário, esse programa tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a essa agenda e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha para sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.

Auditório ISAE - FGV
Av. Visconde de Guarapuava, 2943
Curitiba - PR
Dia 11 de Setembro de 2012 - 9:30
Organização:
Mais informações:

Os comentários estão encerrados.