Filtrar por

  • até

Câmara de Transparência da Copa do Ministério dos Esportes é instalada

cityname-destaques
Ministros Jorge Hage e Orlando Silva, junto com o deputado federal Romário, no lançamento da Câmara de Transparência

Ministros Jorge Hage e Orlando Silva, junto com o deputado federal Romário, no lançamento da Câmara de Transparência

Foi criada nesta quinta-feira, 18, câmara Temática de Transparência da Copa 2014 do Ministério do Esporte (ME), composta por representantes do próprio ministério, da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Controladoria-Geral da União (CGU). Durante a apresentação do plano de trabalho, o assessor especial do ME, Joel Benin, convidou o Instituto Ethos, que lidera a iniciativa do projeto Jogos Limpos, para compor a câmara como representante da sociedade civil.

A câmara temática de transparência foi a última de nove criadas pelo Ministério para auxiliar na coordenação da Copa do Mundo de 2014. A proposta é que o órgão ajude o Governo Federal na fiscalização das obras e investimentos previstos para evento da FIFA.

O ministro Orlando Silva, presente a cerimônia, destacou que “a transparência é essencial para a realização do Mundial e dará vitalidade para que a sociedade e a imprensa tenham acesso a todas as informações, em tempo real. É importante que a população monitore, participe e fiscalize as ações”.

“A idéia é que a CGU, o Ministério dos Esportes e a AGU façam visitas mensais a todas as cidades-sede para acompanhar todas as obras”, definiu Jorge Hage, Ministro-Chefe da CGU.

Primeiro passos
Após a assinatura da criação da Câmara Temática de Transparência, Joel Benin apresentou o plano de trabalho para o novo órgão. A primeira reunião já está marcada, para o dia 21 de setembro, e o primeiro ponto de pauta também: mapear e organizar todas as iniciativas das prefeituras e governos estaduais das cidades-sede na garantia de transparência dos investimentos para a Copa.

A Câmara de Transparência estava planejada desde março de 2010, assim como as outras câmaras, mas só foi instalada ontem. Veja quais são demais câmaras:

  • Câmara Temática de Infraestrutura
  • Câmara Temática de Segurança
  • Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa de 2014
  • Câmara Temática de Saúde
  • Câmara Temática de Desenvolvimento Turístico
  • Câmara Temática de Promoção Comercial e Tecnológica
  • Câmara Temática Nacional de Estádios
  • Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *