Filtrar por

  • até

Dilma e presidente do COI discutem preparação para 2016

cityname-destaques

Dilma e Bach

Embora não tenha havido nenhuma definição quanto ao orçamento e às responsabilidades de cada parte, Thomas Bach afirma estar confiante de que todos os prazos para a organização da Olimpíada serão cumpridos.

Nesta terça-feira (21/1), depois de se reunirem com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, para discutir a organização da Olimpíada de 2016, o novo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, informaram à imprensa que orçamento dos jogos continua indefinido e que ainda não está decidido o que caberá ao governo e o que será de responsabilidade do COI. “O tempo é a chave para o sucesso dos Jogos”, disse Bach.

Embora não tenha havido nenhuma definição, o presidente do COI afirma que está tranquilo: “Depois desta reunião com a presidente Dilma Rousseff, estou muito confiante de que todos os prazos para a organização da Olimpíada serão cumpridos. Viemos reafirmar nossa disposição para trabalhar juntamente com o governo brasileiro na organização dos Jogos Olímpicos, e tenho certeza de que a presidente, o governo do Estado e a prefeitura do Rio de Janeiro estão unidos e trabalhando no preparativos para fazermos uma memorável Olimpíada em 2016”.

Bach acredita que a partir dos próximos meses haverá um empenho muito grande nos preparativos para o evento. Quanto ao orçamento, o presidente do COI informou que ele se divide em duas partes: uma delas se refere à realização das competições, as quais, em sua opinião, devem dar lucro ao COI, por serem patrocinadas; a outra está relacionada aos preparativos do Rio de Janeiro para receber o evento, os quais deixarão um legado para a cidade e para o país. Na opinião de Bach, estariam nesse legado, por exemplo, os complexos esportivos a serem construídos e a Vila Olímpica, que se tornará uma nova área de moradias para a cidade.

“Estamos convictos de que os Jogos Olímpicos deixarão um grande legado para o Rio de Janeiro e para o Brasil. Assim como ocorreu em Barcelona, a população certamente vai afirmar que a Olimpíada deixou uma cidade melhor”, afirmou o presidente do COI.

O ministro Rebelo, por sua vez, preferiu não falar sobre a divisão de gastos, valores ou responsabilidades com o COI. Ele afirmou que a Matriz de Responsabilidades dos Jogos estará pronta “provavelmente nos próximos dias”. O documento define a lista de todas as obras que devem estar prontas até o evento, bem como os valores e as responsabilidades em relação a elas. De acordo com Rebelo, 95% do orçamento já está fechado, faltando apenas definir alguns detalhes.

Além da presidenta Dilma, do ministro do Esporte e do presidente do COI, participaram da reunião o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o ainda ministro da Educação e futuro ministro-chefe da Casa Civil Aloísio Mercadante, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o general Fernando Azevedo e Silva, presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), e Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), bem como outros integrantes do governo e do COB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *