Filtrar por

  • até

Empresas pequenas e médias são as entidades que mais fazem pedidos de informação ao governo federal

cityname-destaques

Pequenas e médias empresas correspondem por 36% dos pedidos de informação pública feitos por pessoas jurídicas, de acordo com dados do Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-Sic). Foi somente com a publicação, no dia 1º de julho, de um sistema para acompanhamentos das estatísticas de pedidos de informação para o executivo federal que os dados sobre utilização dessa ferramenta por tipo de entidade foi divulgado.

Os pedidos feitos por pessoas jurídicas representam 4,7% das perguntas feitas ao governo federal desde 16 de maio de 2012, quando entrou em vigor a Lei de Acesso à Informação (LAI), até o último dia 15 de junho. Apesar de parecer pequeno, esse é um volume maior do que os pedidos feitos por pessoas físicas de 19 Estados brasileiros.

As pequenas e médias empresas fizeram 973 pedidos, seguidas pelas empresas de grande porte, que utilizaram o e-Sic em 249 oportunidades. Já os veículos de comunicação fizeram apenas 57 pedidos ao governo federal, o que representa 2,1% das perguntas encaminhadas por pessoas jurídicas, o que confirma a baixa utilização da LAI pela mídia no Brasil se comparado com a situação em outros países.

Os dados divulgados pela Controladoria-Geral da União sobre pessoas jurídicas mostram uma inconsistência, já que 30% dos pedidos feitos por entidades não foram informados ou foram classificados como Outros pelos próprios demandantes da informação. Veja os dados sobre utilização da LAI por pessoas jurídicas na tabela a baixo.

 

TipoNúmeroPorcentagem
Empresa – PME
973
35,7%
Outro
495
18,2%
Não Informado
339
12,4%
Empresa – grande porte
249
9,1%
Org. Não
Governamental
209
7,7%
Sindicato / Conselho
profis.
117
4,3%
Órgão
público municipal
87
3,2%
Escritório de
advocacia
73
2,7%
Veículo de
comunicação
57
2,1%
Instituição
de ensino e/ou pesquisa
44
1,6%
Empresa
pública/estatal
29
1,1%
Órgão
público federal
28
1,0%
Órgão
público estadual/DF
20
0,7%
Partido Político
3
0,1%
Total
2723
100%

 

 

As estatísticas do e-Sic
O sistema de acompanhamento das estatísticas do e-Sic permite que o usuário obter dados para cada mês com informações como quantidade de pedidos recebidos por cada órgão e o perfil dos solicitantes. Os relatórios podem ser acessados pela maioria dos navegadores de internet e exportados para vários formatos de arquivos, inclusive abertos e legíveis por máquinas.

Uma das limitações do sistema, no entanto, é que não permite a consulta para períodos maiores do que 12 meses, por conta disso, já não é possível obter em uma única pesquisa os dados desde o início da vigência da Lei de Acesso à Informação, em maio de 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *