Filtrar por

  • até

FIFA proíbe que investidores sejam donos de direitos econômicos de jogadores

cityname-destaques

O Comitê Executivo da FIFA aprovou, no último dia 26/9 em Zurique, uma regra vai proibir a participação de terceiros nos direitos econômicos dos jogadores. Com isso, as empresas que “compram” os direitos econômicos de jogadores como investimento não poderão mais atuar.

O objetivo da ação, segundo comunicado oficial é “proteger a integridade do futebol e dos atletas”. Segundo Joseph Blatter, presidente da entidade, essa regra deve entrar em validade em três ou quatro anos.

Os investidores que possuem parte, ou a totalidade, de contratos de atletas são uma prática comum no Brasil. Há casos, como mostra o levantamento feito pelo portal UOL, em que os direitos econômicos do jogador estão divididos em até quatro donos.

A questão dos investidores no futebol brasileiro já era uma preocupação para o governo brasileiro, que discutia a possibilidade de incluir essa questão na proposta de Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte que está debatendo com organizações como o Bom Senso Futebol Clube.

Na segunda-feira (29/9), o secretário de futebol do Ministério do Esporte, Toninho Nascimento, realizou uma pequena rodada de entrevistas para vários veículos de imprensa para declarar que o governo brasileiro é favorável ao veto da atuação de investidores. Para Nascimento, “os clubes vão estar mais frágeis no primeiro momento. O que torna mais importante a aprovação da lei de responsabilidade.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *