Filtrar por

  • até

Governo anuncia a saída de Orlando Silva. Secretário-Executivo deve assumir como interino

cityname-destaques

Orlando Silva não resisitiu a duas semanas de denúncias no parlamento e na imprensa e deixará o ministério. Foto: Roosevelt Pinheiro/Abr

Após duas semanas sob pesadas críticas, Orlando Silva deixará o cargo de ministro do Esporte.  O secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, anunciou nesta quarta-feira (26/10) a decisão do governo em entrevista coletiva à imprensa. A presidenta Dilma Rousseff ainda não definiu quem ocupará o lugar de Silva, mas o ministério deve continuar com o PCdoB.

Segundo Gilberto Carvalho, nas reuniões que o governo teve com o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, na noite de terça-feira, e com o próprio ministro Orlando Silva, na manhã desta quarta-feira, não se chegou a um acordo sobre o nome do substituto. Como não houve uma definição sobre o nome, a presidenta poderá nomear o secretário executivo como interino para poder decidir com calma. “Pode haver situação de interinidade. É o mais provável”, declarou Carvalho.

Se confirmada essa teoria, Waldemar Manoel Silva de Souza, secretário-executivo da pasta e também filiado ao PCdoB, assumiria o interinamente o cargo. O deputado comunista Aldo Rebelo é citado como o principal candidato a assumir definitivamente o cargo. Onze anos atrás ele foi o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara sobre a relação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a fabricante de materiais esportivos Nike. Nos últimos anos, Rebelo se envolveu em polêmicas com ambientalistas ao apoiar propostas de grandes produtores rurais para ao novo código florestal.

Denúncias de desvio de dinheiro público
Orlando Silva enfrenta diversas denúncias de irregularidades no Ministério. Ontem (25), a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido de abertura de inquérito, feito na semana passada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Na avaliação do Planalto, a decisão do STF agravou a situação do ministro. “O PCdoB disse que respeita a decisão da presidenta. Sabe que a decisão é da presidenta, e o ministro Orlando Silva foi de uma maturidade política muito grande”.

Há duas semanas, o policial militar João Dias Ferreira acusou o ministro de participar de um esquema de desvio de recursos públicos do Programa Segundo Tempo. A denúncia foi publicada pela revista Veja. Desde então, Orlando Silva vem negando participação no esquema, tendo prestado informações ao Congresso Nacional.

 

Com informações da Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *