Filtrar por

  • até

Indicadores de Transparência: Prefeitura do Recife reúne-se com representante do Instituto Ethos

cityname-recife

A Prefeitura do Recife foi mal avaliada em relação a transparência dos seus investimentos para a Copa do Mundo de 2014 de acordo com estudo divulgado pelo Instituto Ethos em dezembro do ano passado. A prefeitura fez apenas 35,55 pontos, numa escala que vai de zero a cem, e seu nível de transparência foi classificado como baixo, no segunda aplicação dos Indicadores de Transparência Municipal.

A capital pernambucana também se destacou por ter sido uma das cidades que apresentou poucos avanços entre as duas aplicações dos indicadores. Em 2012 havia feito 14,32, ou um aumento de 21 pontos. Enquanto outros governos, como Brasília e Cuiabá tiveram, respectivamente, uma crescimento de 62,63 e 38,70 pontos entre um ano e outro.

Para mudar essa situação, vários órgãos da Prefeitura do Recife reuniram-se com o representante do Instituto Ethos, o coordenador do projeto Jogos Limpos Rafael dos Santos, último dia 20/2.

Participaram representantes da Secretaria Especial da Copa, da Controladoria-Geral do Município e da equipe que está estruturando a Ouvidoria Geral do Município. A reunião tratou da metodologia dos indicadores e foram discutidos em detalhes os motivos do fraco desempenho de Recife.

Santos apresentou ainda algumas sugestões que podem melhorar em curto prazo a situação da transparência na cidade, como a instalação da Câmara Municipal de Transparência; realizar um evento de prestação de contas à população; criar e veicular uma campanha sobre funcionamento municipal da Lei de Acesso à Informação e a realização de um mutirão de disponibilização de informações sobre a Copa no Portal de Transparência Municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *