Filtrar por

  • até

Inovações hackers para melhorar a transparência em Salvador

cityname-salvador

Diversas entidades se reuniram para botar a mão na massa e agir para melhorar a transparência de Salvador, na noite de sexta-feira para sábado (22 e 23). Foi o ‘virote hacker’, que fez parte das ações do projeto Jogos Limpos em Salvador no final de novembro.

Além do Instituto Ethos, também ajudaram a organizar essa ação: Colivre, Transparência Hacker, Quequeré Jogos, Movimento Desocupa e o Coletivo Mobicidade. O Hackday Mobilidade Urbana / Especial Copa 2014 em pouco mais de 24 horas já conseguiu deixar alguns produtos prontos, outros tiveram o ponta pé inicial.

“Uma das coisas mais legais do evento foi que ele ajudou ao grupo de pessoas em Salvador que já estava conversando sobre transparência começasse a tocar os projetos”, comenta Guilherme Cianfarani, conhecido como Guimba, da Quequeré Jogos e um dos facilitadores do HackDay.

A ideia do Hackday surgiu após a divulgação dos Indicadores de Transparência, uma ação desenvolvida pelo projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios referentes aos investimentos públicos na cidade de Salvador durante as obras para a Copa 2014. Na apuração das 12 cidades-sede, lançada em novembro de 2012, a capital baiana obteve um nível de classificação muito baixo, marcando 14,46 pontos, numa escala que varia de 0 a 100 no indicador de transparência.

Veja os projetos que foram desenvolvidos durante o “virote”:

  • Mutirão de pedido a acesso à informação – http://pad.w3c.br/p/hackdayssa-pedidos
  • Blog para protestar com humor sobre o Metrô de Salvador, cuja obra já dura quase 17 anos – 501 coisas mais fáceis construir do que o metro de Salvador : http://metrossa.tumblr.com/
  • Jogo de cartas com personalidades de Salvador, o “Baculejo”. Assista ao playtest do jogo : http://www.youtube.com/watch?v=RyCdalP7PaY#t=0. Se você quiser baixar e jogar a sua versão, clique aqui.
  • Inicio do desenvolvimento de mapa com pontos de ônibus, criado de forma colaborativa, em Salvador.
  • Inicio do desenvolvimento de plugin para o site Queremos Saber (http://www.queremossaber.org.br/) para solicitar informações via protocolo da ouvidoria-geral de Salvador. Enquanto o programa não fica pronto, já é possível fazer pedidos de informação pelo site, mas sem gerar um protocolo, neste link.

As ações do grupo que se formou após o “virote hacker” podem ser acompanhadas nesse site: http://softwarelivre.org/hackingday

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *