Filtrar por

  • até

Interpol suspende parceria em projeto com a FIFA devido ao escândalo de corrupção

cityname-destaques

A Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) anunciou na última sexta-feira (12/6) a suspensão de uma parceria com a Federação Internacional de Futebol (Fifa) no valor de 20 milhões de euros, em razão do escândalo de corrupção que atingiu o organismo que rege o futebol mundial. O secretário-geral da Interpol, o alemão Jürgen Stock, informou que vai suspender o programa intitulado Integridade no Desporto, criado em maio de 2011, o qual deveria prolongar-se por um período de 10 anos.

Nesta segunda-feira (16/6), foi a vez do Centro Nobel pela Paz anunciar que vai interromper o projeto Aperto de Mão para a Paz. “A direção do Centro Nobel pela Paz pediu à sua administração para encerrar a cooperação com a Fifa assim que as circunstâncias o permitirem”, disse um porta-voz da entidade, ramo do Comitê Nobel que atribui o Prêmio Nobel da Paz. O comunicado do Centro não fez, no entanto, referências explícitas às acusações de corrupção à Fifa, que foi alvo de investigações por parte da Justiça dos Estados Unidos e da Suíça. O processo levou ao anúncio da renúncia do presidente Joseph Blatter.

Interpol vai continuar investigando
“Observando o atual contexto em torno da Fifa, decidi suspender o acordo, embora a Interpol continue determinada em desenvolver o nosso programa Integridade no Desporto”, indicou Stock, em comunicado.

A Interpol acrescentou que “todos os parceiros externos, sejam públicos ou privados, devem partilhar os valores fundamentais da organização”, assinalando que, no acordo, a Fifa se comprometia a desenvolver atividades compatíveis com esses princípios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *