Filtrar por

  • até

João Havelange renuncia de cargo de presidente de honra da FIFA para escapar de punição

cityname-
João Havelange renunciou ao cargo de presidente de honra da FIFA. Foto: José Cruz/ABr

João Havelange renunciou ao cargo de presidente de honra da FIFA. Foto: José Cruz/ABr

O brasileiro João Havelange renunciou secretamente ao cargo de presidente honorário da Federação Internacional de Futebol (FIFA) para evitar punições após ser acusado de receber suborno da agência de marketing esportivo ISL. A iniciativa ocorreu pouco cantes da divulgação de um relatório do comitê de ética do órgão, publicado nesta terça-feira (30/4).

O relatório revelou que Havelange, que tem 96 anos, renunciou ao cargo no dia 18 de abril e que mais nenhuma ação será tomada em relação a ele.

No documento, Havelange, seu ex-genro e ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, e Nicolás Leóz, que renunciou na semana passada ao cargo de presidente da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), são apontados como receptores de propinas em um escândalo envolvendo a ISL, que foi responsável pela comercialização dos direitos de transmissão da Copa do Mundo da FIFA e das Olimpíadas por cerca de 20 anos, até decretar falência em 2001.

Segundo o juiz da Corte de Ética da Fifa Joachim Eckert, que comandou as investigações, as acusações contra os três são anteriores à entrada em vigor do novo código de ética da entidade, adotado no ano passado após Ricardo Teixeira renunciar à presidência da CBF, ao comando do comitê organizador da Copa do Mundo de 2014 e ao comitê executivo da Fifa.

Havelange se tornou presidente honorário da Fifa após deixar o comando da organização, que presidiu entre 1974 e 1998. Ele já havia renunciado em 2011 ao seu cargo no Comitê Olímpico Internacional (COI) para evitar punições em razão das acusações sobre o caso.

O relatório, divulgado pela Fifa, exime o atual presidente da organização, Sepp Blatter, de qualquer envolvimento com irregularidades. Blatter disse ter recebido o resultado das investigações “com satisfação”.

Com informações da Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *