Filtrar por

  • até

Mais de 80% dos candidatos a prefeito das cidades-sede assinaram o Pacto Transparência Municipal

cityname-belo-horizonte
Imagem de Urna Eletrônica. Foto Elza Fiuza/ABr

Foto: Elza Fiuza/ABr

Setenta e duas das 85 candidaturas para prefeito nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 se comprometeram com a ampliação da transparência dos investimentos públicos para a realização do megaevento esportivo, a regulamentação da Lei de Acessa Informação Pública no Município e o adoção dos princípios de Governo Aberto. Esses eram alguns dos temas presente no Pacto pela Transparência Municipal, que buscou a assinatura dos prefeitos nas onze sedes dos jogos da Copa (Brasília, a décima segunda cidade-sede, não realiza eleições para prefeito).

Esse número representa 84,1% das chapas que concorrem nessas cidades. Merece destaque que todos os candidatos melhor colocados nas pesquisas mais recentes divulgadas pelo Ibope assinaram os compromissos. Os quatro candidatos com maior intenção de voto sempre assinam o Pacto, com exceção de Manaus, em que o quarto colocado não se comprometeu com as propostas para transparência.

As cidades que proporcionalmente tiveram maior número de assinaturas foram Cuiabá, Curitiba e Recife, em todos os candidatos assinaram o Pacto Municipal Pela Transparência. Salvador foi a capital que proporcionalmente menos candidatos comprometeram-se com o Pacto de Transparência: quatro dos seis candidatos assinaram o compromisso, ou 66,6%.

A maioria dos candidatos assinou o compromisso durante os seminários Copa, Olimpíada e Eleições: Qual o legado para a sua cidade?, organizado pelo Instituto Ethos, por meio do projeto Jogos Limpos, pela Rede Social Brasileira de Cidades Justas e Sustentáveis e pela ONG Atletas pela Cidadania, que contou com o apoio da Fundação Avina e de dezenas de parceiros locais. Nos eventos, além do Pacto pela Transparência Municipal, os candidatos presentes se comprometeram com o Programa Cidades Sustentáveis, que estimula ações para o desenvolvimento sustentável, e o Termo de Compromisso Cidades do Esporte, sobre a garantia do acesso ao esporte pela população.

Saiba como foi e quem assinou os compromissos em cada uma das cidades-sedes

Manaus
O primeiro evento foi realizado na cidade de Manaus (AM) no dia 20 de julho e reuniu cerca de 120 pessoas. Sete dos candidatos à prefeitura assinaram documentos em que se comprometem tentar transformar a capital do Amazonas em uma cidade sustentável, além de incentivar a prática do esporte e a transparência nas contas públicas, principalmente nos gastos produzidos pelas obras da Copa do Mundo de 2014. Foram eles: Arthur Virgílio (PSDB); Henrique Oliveira (PR), Herbert Amazonas (PSTU); Luís Navarro (PCB); Pauderney Aurelino (DEM); Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Serafim Costa (PSB).

Apenas Jerônimo Maranhão (PMN) e Sabino Castelo Branco (PTB) não compareceram ao evento, nem enviaram representantes.

Cuiabá
Em Cuiabá (MT) 70 pessoas, no dia 24 de julho, acompanharam a assinatura do Pacto pela Transparência Municipal, do Programa Cidades Sustentáveis e do Termo de Compromisso Cidades do Esporte. Os seis candidatos à prefeitura se comprometeram com as iniciativas. São eles: Adolfo Grassi (PPL); Carlos Brito (PSD); Guilherme Maluf (PSDB) – representado por seu vice, João Celestino (PSDB); Lúdio (PT); Mauro Mendes (PSB) e Procurador Mauro (PSOL).

Rio de Janeiro
No dia 30 de julho, no Rio de Janeiro (RJ), os compromissos foram assinados por seis dos oito candidatos perante 120 pessoas. Aspásia (PV); Cyro Garcia (PSTU); Fernando Siqueira (PPL); Otavio Leite (PSDB); Marcelo Freixo (PSOL) e Rodrigo Maia (DEM) estiveram presente ao evento. O atual prefeito Eduardo Paes (PMDB), que busca reeleição, assinou o Pacto pela Transparência, o Programa Cidades Sustentáveis e o Termo de Compromisso Cidades do Esporte compromissos posteriormente. Apenas o candidato do PCO, Antonio Carlos, não se comprometeu com os três compromissos.

São Paulo
São Paulo (SP) recebeu o evento no dia 1° de agosto. Sob o olhar atento de 220 espectadores, os candidatos à prefeitura da capital paulista assinaram os três compromissos. Estiveram presente, ou enviaram representantes, os seguintes candidatos: Ana Luiza (PSTU); Carlos Giannazi (PSOL); Eymael (PSDC); Fernando Haddad (PT), Gabriel Chalita (PMDB); Miguel Manso (PPL) e Soninha (PPS). Os líderes da pesquisa, segundo o Ibope, Celso Russomanno (PRB) e José Serra (PSDB) assinaram os compromissos nas últimas semanas. Já Anaí Caprone (PCO); Levy Fidelix (PRTB) e Paulinho da Força (PDT) não participaram do evento e não assinaram os compromissos.

Porto Alegre
O evento posterior aconteceu no dia 13 de agosto na cidade de Porto Alegre (RS). Estiveram presentes 150 pessoas e 6, dos 7 candidatos assinaram os compromissos: Eduardo Villa Verde (PT); Jocelin Azambuja (PSL); José Fortunati (PDT); Manuela D’Avila (PCdoB); Roberto Robaina (PSOL) e Wambert Di Lorenzo (PSDB) – representando por seu vice, Marco Dangui (PRP) . Somente o candidato Érico Correa (PSTU) não se comprometeu com os pactos.

Recife
Recife (PE) teve seu evento no dia 16 de agosto. Todos os candidatos a prefeitura da capital pernambucana assinaram o compromisso diante de 80 presentes. São eles: Edna Costa (PPL); Daniel Coelho (PSDB); Geraldo Julio (PSB); Humberto Costa (PT); Jair Pedro (PSTU); Mendonça Filho (DEM) e Roberto Numeriano (PCB).

Natal
Em Natal (RN) os compromissos foram assinados em 29 de agosto. Diante de um público de 80 pessoas, 5 dos 6 candidatos assumiram os compromissos, faltando apenas o candidato Roberto Lopes (PCB). Os candidatos que assinaram foram: Carlos Eduardo (PDT); Fernando Mineiro (PT); Hermano Morais (PMDB); Roberio Paulino (PSOL) e Rogerio Marinho (PSDB).

Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, no dia 31 de agosto, 2 dos 7 candidatos não assinaram os pactos. Foram eles: Pepê (PCO) e Alfredo Flister (PHS). O público do evento foi um dos maiores: 280 pessoas. Marcio Lacerda (PSB) –  representado por seu vice, Délio Malheiros (PV); Maria da Consolação (PSOL); Patrus Ananias (PT); Tadeu Martins (PPL) e Vanessa Portugal (PSTU) assinaram os compromissos.

Fortaleza
Em Fortaleza (CE) 90% dos candidatos assinaram os compromissos. Dos 10 candidatos apenas o Professor Valdeci (PRTB) não assinou. 80 pessoas estiveram presentes e viram as candidaturas de André Ramos (PPL), Elmano Freitas (PT), Gonzaga (PSTU), Heitor Ferrer (PDT); Inácio Arruda (PCdoB), Marcos Cals (PSDB), Moroni Torgam (DEM), Renato Roseno (PSOL) e Roberto Claudio (PSB) assinarem os três pactos.

Salvador
No dia 5 de setembro o evento foi realizado em Salvador (BA) e contou com a participação de 60 pessoas. Quatro dos 6 candidatos assinaram os pactos e não assinaram nem compareceram ao evento os candidatos Marcio Marinho (PRB) e Mario Kertez (PMDB). Assinaram os compromissos: Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM); Da Luz (PRTB); Hélio Pelegrino (PT) e Hamilton Assis (PSOL).

Curitiba
Por fim, em Curitiba (PR) 90 pessoas acompanharam a assinatura e adesão aos compromissos feita por todos os 7 candidatos à prefeitura: Alzira Barcellar (PPL); Avanilson Araujo (PSTU); Bruno Meirinho (PSOL); Gustavo Fruet (PDT); Luciano Ducci (PSB); Rafael Grecca (PMDB) e Ratinho Jr. (PSC) – os dois últimos foram representados por seus vices, respectivamente, Marinalva da Silva (PR) e Ricardo Mesquita (PV).

Conheça mais sobre os compromissos que os candidatos assinaram:

Pacto pela Transparência Municipal
O Pacto pela Transparência Municipal tem com objetivo comprometer os futuros administradores municipais com a transparência nos processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014.  O compromisso de Transparência Municipal determina o amplo respeito à Lei de Acesso à Informação Pública e ao princípio da transparência na administração.

O monitoramento dos compromissos será feito pelos comitês locais do projeto Jogos Limpos em cada uma das cidades, estimulando o controle social da população – o que será uma das principais atividades do projeto nos próximos anos.

Programa Cidades Sustentáveis
O Programa Cidades Sustentáveis tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha para sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.

Termo de Compromisso Cidades do Esporte
O Termo de Compromisso Cidades do Esporte visa o desenvolvimento da cultura esportiva, o que propiciará a democratização do esporte, o estímulo ao aumento da atividade física da população, a melhoria do esporte nas escolas e a criação de um Sistema Nacional do Esporte. A meta que se propõe é a ampliação e qualificação do Esporte Educacional nas Escolas de maneira a atender 100% das escolas municipais, bem como dobrar a prática de atividade física no país até 2022 e também a consolidação de um Sistema Nacional do Esporte.

Uma resposta a Mais de 80% dos candidatos a prefeito das cidades-sede assinaram o Pacto Transparência Municipal

  1. José Maria Nova da Costa Filho disse:

    Muito bom, mobilizar a sociedade constantemente para evitar espanto e indignação no futuro. Espanto pela magnitude do desperdiço e indignação pela falta de compromisso com o futuro. Essa atitude deve começar com a nomeação imediata dos aaprovados nos concursos publicos pelo Brasil. Em Brasília existe um numeroconsideravel de aprovados nos concursos aguardando a boa vontade do dono da caneta magica para fazer cumprir o edital. Politicos negociam o apoio ao Governador pelo cargos em setores vários setores, como é o caso do PROCON – DF, que impede a nomeação dos aprovados. O movimento deve começar a fiscalizar essa pratica que resvala no nepotismo, no empreguismo , no proselitismo e na ineficiência da maquina do estado. A legalida fica machucada e desacreditada na capital federal, será que a obra do estádio está sendo conduzida de forma tansprente. José Nova

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *