Filtrar por

  • até

Oitavo comitê local dos Jogos Limpos é instalado em Natal

cityname-natal

Nesta semana, será a vez de São Paulo e Cuiabá criarem seu grupo para estimular o controle social dos investimentos na Copa de 2014 e na Olimpíada de 2016.

Em maio de 2009, Natal foi escolhida como uma das cidades-sede de um dos maiores eventos esportivos do planeta, a Copa do Mundo de Futebol. Dois anos depois, poucas obras começaram a sair do papel. As obras para a construção da Arena das Dunas ainda não começaram e as intervenções para melhorar a mobilidade urbana não foram sequer licitadas. Para impedir que o atraso se transforme em mais gastos e menor transparência, órgãos de controle, sindicatos, acadêmicos e organizações da sociedade civil se reuniram na última sexta-feira (8/7) para instalar o comitê local do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios.

Nessa primeira reunião na capital potiguar, além do Instituto Ethos, estiveram  presentes representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) no Rio Grande do  Norte, do Ministério Público estadual (MPRN), da Advocacia-Geral da União  (AGU), da Controladoria-Regional da União no Rio Grande do Norte, seccional da  Ordem dos Advogados do Brasil potiguar (OAB-RN), do Movimento dos Direitos  Humanos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Comitê  Popular da Copa de Natal. A próxima reunião do comitê de Natal já está marcada  para o dia 29 de julho, quando outras entidades devem ingressar na iniciativa.

Até agora, oito das doze cidades-sede da Copa já realizaram a primeira reunião de  seus comitês locais dos Jogos Limpos inclusive o Rio de Janeiro, que receberá  os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016. No dia 20 de junho, várias entidades estarão reunidas na sede do Conselho Regional de  Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Mato-Grosso para criar o comitê local de  Cuiabá. No dia seguinte, 21, será a vez de São Paulo, outra cidade-sede com muitas obras atrasadas, criar o seu órgão local para ajudar na ampliação a transparência e do controle social dos investimentos nos grandes eventos esportivos de 014 e 2016. Até o final de agosto estão previstos a criação dos comitês locais de Porto Alegre e Manaus.

Lançado em dezembro de 2010, o projeto Jogos Limpos é uma iniciativa do Instituto  Ethos, com apoio da Siemens Integrity Initiative, e pretende criar mecanismos para ampliar a transparência, a integridade e o controle social em relação às  obras e investimentos para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

O projeto quer aproveitar a realização dos dois maiores eventos esportivos mundiais no país e a paixão do brasileiro por esportes para que a transparência, a integridade e o ontrole social se tornem prática corrente em obras e investimentos públicos.

Os comentários estão encerrados.