Filtrar por

  • até

Orlando Silva movimenta-se para evitar perder o cargo após denúncias da imprensa

cityname-destaques

O ministro do Esporte, Orlando Silva, passou a semana dando explicações sobre supostos desvios de recursos destinados a um programa do ministério para atividades esportivas voltadas para crianças em idade escolar. Terça-feira (18/10) ele depôs na Câmara de Deputados, quarta-feira (19) foi ao Senado e se reuniu com a presidenta Dilma Roussef nesta sexta-feira (20). Esse esquema foi preparado para evitar a queda de Silva, que seria o sexto ministro a perder o cargo no atual governo.

A revista semanal Veja foi a primeira a publicar, no sábado passado (15) a denúncia do policial militar João Dias Ferreira sobre um esquema de corrupção no Programa Segundo Tempo, que repassa recursos para incentivar a prática de esportes entre crianças de baixa renda. De acordo com a revista, o próprio ministro teria recebido dinheiro desviado do programa. As organizações seriam obrigadas a pagar uma taxa em troca da liberação de recursos. Durante a semana, os principais jornais deram continuidade às denúncias da Veja além de levantar novas irregularidades.

Em audiência pública no Senado, o ministro pediu para que fossem apresentadas as provas que o denunciante diz ter. “Essa acusação é uma farsa, uma mentira. Provas, quem possui sou eu”, disse Orlando Silva sobre a cobrança que o ministério faz a Ferreira de recursos que, segundo o ministério, não foram aplicados em projetos patrocinados pelo Programa Segundo Tempo.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o partido do ministro, dedicou a maior parte do seu programa eleitoral gratuito nesta quinta-feira à defesa de Orlando Silva.

Em depoimento de mais de sete horas à Polícia Federal nesta quinta-feira (20), o  policial militar João Dias Ferreira disse que confirmou as acusações e apresentou parte das provas que comprovam a participação do ministro e de funcionários do primeiro e segundo escalões no esquema de desvio de dinheiro público. Ferreira não detalhou as provas que foram apresentadas à Polícia Federal, mas adiantou que novos documentos e áudios que comprovam o esquema de corrupção serão entregues na próxima segunda-feira (24).

Segundo informações publicadas no jornal o Estado de S.Paulo, a presidenta Dilma teria decidido que Orlando Silva não mais seria o interlocutor do governo com a FIFA para a organização da Copa do Mundo de 2014. As decisões ficariam com a presidenta e da chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *