Filtrar por

  • até

Ouvidora da Câmara de Vereadores reclama da falta de transparência do orçamento de Salvador

cityname-salvador

O Centro de Cultura da Câmara Municipal recebeu, na última quinta-feira (21/11), o seminário “Transparência na Copa de 2014 em Salvador – Como está este jogo?”.

segundamesa_seminarioJogoslimposssaO segundo painel teve como tema a Participação Social e o Direito à Informação no contexto Salvador Copa 2014 e contou com a participação dos vereadores Everaldo Augusto (PC do B) e Aladilce Souza (PC do B), do vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia, Ernesto Carvalho e de Daniela Silva, uma das fundadoras da Comunidade Transparência Hacker. A mesa de discussões teve como mediador o coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção da Controladoria Regional da União no Estado da Bahia, Romualdo Anselmo dos Santos.

O evento faz parte de da rodada de debates que o projeto Jogos Limpos está organizando nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Durante o encontro, Daniela Silva, uma das fundadoras da comunidade Transparência Hacker, desmitificou a função dos hackers, mais conhecidos como ‘ladrões de informação’. “A atividade, que infelizmente ainda é muito marginalizada, pode ser de grande serventia para o conhecimento de informações. Os hackers são grandes conhecedores de sistemas de computação e por isso podem auxiliar na construção e apontar possíveis falhas em projetos. Os hackers são utilizados como fonte de pesquisas em todo o mundo”, disse.

A ouvidora da Câmara Municipal, Aladilce Souza, enfatizou a falta de transparência da prefeitura em divulgar informações para a população. “A lei de diretrizes orçamentárias será votada este ano e não sabemos quais ações serão desenvolvidas pelo governo municipal para a Copa. Não conseguimos identificar nenhum movimento ou ferramenta que facilite o nosso acesso a informações como essa”, disse.

Para Everaldo Augusto, o legado que será deixado pela Copa é uma das principais informações que devem ser repassadas à população. “Ainda não sabemos quais serão os legados que a Copa deixará para os soteropolitanos, porque não sabemos quais obras serão realizadas pela prefeitura tendo como referência o evento esportivo”, explica.

O seminário foi aberto com o painel “Transparência Pública e o Direito à Informação nas cidades-sede da Copa de 2014” e contou com a presença de Angélica Rocha, coordenadora nacional dos Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios do Instituto Ethos; Humberto Viana, Ouvidor Geral do Município de Salvador; Joara Marchezini, Oficial de Projetos da área de Acesso à Informação da Associação Artigo 19; Isaac Edington, secretário do Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e Marco Aurélio Filgueiras Gomes, Coordenador do Observatório da Copa de Salvador 2014. O mediador da mesa foi Ordep Serra, coordenador adjunto do Fórum A Cidade Também é Nossa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *