Filtrar por

  • até

Portal ajuda entender onde e como são aplicados recursos do orçamento federal

cityname-destaques

oracamentoaoseualcanceAs ONGs OKF Brasil, Rede pelo Conhecimento Livre, e o INESC, Instituto de Estudos Socioeconômicos, lançaram, no final de agosto, portal Orçamento ao seu Alcance, contendo dados atualizados mensalmente dos gastos públicos do governo federal. O objetivo do projeto, segundo o site das instituições, é “que os brasileiros entendam melhor como são feitos os gastos do dinheiro público”.

O portal usa dados orçamentários extraídos do Siga Brasil (portal orçamentário do Senado), que são traduz de forma gráfica por meio da ferramenta OpenSpending desenvolvida pela OKF. A ferramenta permite busca entre janeiro de 2010 e o mês anterior ao atual.

Uma das preocupações dos criadores do portal é a subutilização do orçamento, isto é, o quanto várias áreas do governo federal, em especial as ligadas a questões sociais, gastam menos do que foi previsto no orçamento. OKF e o Inesc citam dois exemplos: o Ministério da Educação, por exemplo, deixou de gastar 16,3% (em torno de R$ 13,9 bilhões) do seu orçamento de 2012, enquanto o Ministério da Cultura gastou apenas 47,5% do seu orçamento autorizado no mesmo ano.

Para deixar claro essa subutilização, as informações expostas em três tabelas: o orçamento autorizado, o não executado e os pagamentos subdivididos entre cada função ou subfunção do governo por meio de uma caixa de buscas.

okfn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *