O espaço para transmissão dos jogos e realização de shows durante a Copa do Mundo de 2014, chamado de FIFA Fan Fest, não deverá ser realizado em Recife. O prefeito da capital pernambucana, Geraldo Julio, afirmou que não investirá dinheiro público para organizar o espaço.
“Não há problemas na realização do evento, ele pode acontecer. Só não podemos usar o dinheiro público para isso”, explicou Geraldo Julio, durante coletiva de imprensa na sexta-feira passada (14/2).
De acordo com o prefeito de Recife a FIFA já estaria pagando a organização do espaça da Fan Fest em São Paulo e possivelmente faria o mesmo no Rio Janeiro. “São as capitais mais ricas do Brasil e serão bancadas pela Fifa. Obviamente, nas capitais mais pobres, como é o caso do Recife, não podemos colocar dinheiro público para a realização deste evento. Comunicamos ao Governo do Estado e também à Fifa o nosso posicionamento”, afirmou.
Jérôme Valcke, Secretário Geral da FIFA, lamentou via twitter a decisão da prefeitura de Recife. “FIFA Fan Fest é um lugar para torcedores de todas as partes celebrarem juntos os 64 jogos da Copa 2014. Será uma pena se não tiverem essa chance”, escreveu.
Plano B
Para o governo municipal, caso nenhum dos patrocinadores da Copa do Mundo ou a FIFA resolvam assumir os custos, que podem chegar até R$ 20 milhões, a opção seria instalar telões nos polos das festas juninas que já são realizadas na cidade.
Segundo reportagem publicada no site da BBC, em 2013, Recife recebeu 11 arraiais oficiais e outros 47 apoiados pela Prefeitura, que reuniram 1,5 milhão de pessoas, entre os dias 6 e 29 de junho.
Siga: