Filtrar por

  • até

Projeto Jogos Limpos é apresentado em evento para Jovens Jornalistas no Rio de Janeiro

cityname-rio-de-janeiro

No último dia 07 de fevereiro, o projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos, foi uma das pautas apresentadas durante o oficina promovida pela Fundação Konrad Adenauer (KAS) no Rio de Janeiro para jornalistas alemães e brasileiros.

O Ethos foi convidado entre outros sete participantes da sociedade civil para conversar com o grupo, formado por 14 jovens jornalistas sobre o Projeto Jogos Limpos, que busca acordos com empresas, compromissos de transparência entre governantes e oferece ferramentas para ações coletivas de monitoramento e controle social sobre os investimentos destinados para a Copa do Mundo de 2014, para a Olimpíada e a Paraolimpíada de 2016.

O evento tinha como objetivo a capacitação de jovens jornalistas em torno das práticas do jornalismo de dados e um dos temas escolhidos para o debate foi a questão dos megaeventos esportivos. Durante a palestra do projeto Jogos Limpos temas como a transparência nos gastos públicos e obras de infraestrutura voltadas para a Copa e Olimpíadas foram analisados sob a ótica dos Indicadores de Transparência.

Indicadores de Transparência
O workshop “Academia para Jornalistas” colabora para a discussão sobre a transparência nos investimentos da gestão pública realizados para a Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. De acordo com o último índice de transparência municipal, lançado pelo projeto Jogos Limpos em dezembro de 2013, houve melhoria nos índices de 10 das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 em relação a primeira aplicação realizada em novembro de 2012. Nesta segunda aplicação, 3 cidades conseguiram alcançar o nível alto (Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte) diferentemente da 1º aplicação que o maior nível atingido por uma cidade foi o nível médio.

O maior destaque neste caso foi para a cidade de Brasília que no ano de 2012 havia atingido a nota de 14,29 e passou no ano de 2013 para a nota de 72,46, (saindo do nível muito baixo para alcançar o nível alto) seguido de Porto Alegre e Belo Horizonte, novamente quase empatados, com 71,03 e 70,33. As três foram classificadas com um nível alto de transparência pelo Instituto. A cidade do Rio de Janeiro foi a outra cidade que ultrapassou a marca de 50% no índice, mas por muito pouco, fazendo 50,37 pontos. Em todos os casos, a melhoria no nível de transparência demonstrou que é possível buscar melhorias nas práticas de transparência do governo municipal em um curto prazo.

Para maio de 2014 está prevista o lançamento da nova aplicação dos indicadores de transparência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *