Filtrar por

  • até

Seminário sobre transparência na Copa 2014 em Manaus será realizado na quinta-feira

cityname-manaus

O Instituto Ethos realiza no dia 24 de abril, no auditório do CREA-AM (Rua Costa Azevedo, 174 – Centro), em Manaus, o seminário Transparência na Copa 2014 em Manaus: Como Está Esse Jogo? O evento faz parte das atividades do projeto Jogos Limpos e acontece de 8h30 às 12h.

O seminário fará um balanço da transparência dos investimentos públicos na Copa do Mundo tanto em Manaus como no resto do país. Ele faz parte de uma rodada de seminários que percorreu o Brasil debatendo o tema de transparência dos investimentos para a Copa.

Durante o evento serão apresentados os resultados da aplicação dos Indicadores de Transparência ao estado do Amazonas e ao município de Manaus. Os indicadores foram criados pelo Instituto Ethos no âmbito do projeto Jogos Limpos, para avaliar a disponibilidade dos dados públicos e o funcionamento dos canais de participação da população em relação aos investimentos dos governos municipais e estaduais.

Situação do Amazonas
No primeiro monitoramento, feito em 2012, a capital do Amazonas apresentou 13,23 pontos (nível de transparência Muito Baixo), numa escala que vai de zero a cem.  Os dados obtidos no final de 2013, mostram que a cidade subiu para 25,18 pontos. Mesmo com a melhora no desempenho, o município ficou em 9o lugar entre as cidades-sede do mundial de futebol, com nível de transparência considerado “Baixo”

O estado do Amazonas também não obteve uma boa pontuação, marcando apenas 16,21 pontos, e sendo classificado como nível de transparência Muito Baixo, ficando em penúltimo lugar. Uma nova rodada da aplicação dos Indicadores de Transparência dos Estados está programada para ser lançada no final de maio.

Diálogo entre sociedade civil e governo
Entre os palestrantes do evento da próxima quinta-feira, estão representantes de organizações da sociedade civil com trabalho local e nacional. Um deles é Paulo Afonso Sampaio, do CEDECA Pé Na Taba, que trabalha a décadas a questão da defesa dos direitos da criança e adolescente em Manaus. Também estará presente Silvia Gonçalves, que trabalha na organização Atletas pelo Brasil, uma entidade que busca criar uma política nacional de estímulo à prática esportiva.

Representantes da Prefeitura de Manaus e do Governo do Estado foram convidados.

 

Serviço:
Seminário Transparência na Copa 2014: Como Está Esse Jogo em Manaus?
Data do evento: 24/04/14
Horário do evento: 8h30 às 12h00
Local: Auditório do CREA-AM – Rua Costa Azevedo, 174 – Centro, Manaus.

Programação:
Abertura: CREA (9h)
Apresentação dos Indicadores de Transparência: Lisandra Arantes – Instituto Ethos  (9h15)
Mesa: Transparência e Impacto da Copa em Manaus (10h)
Participantes:

Participantes:
Instituto Ethos
Atletas pelo Brasil – Silvia Gonçalves
Comitê de Combate à Corrupção do Amazonas – Amadeu Guedes
Comitê Popular da Copa
CEDECA Pé Na Taba – Paulo Afonso Sampaio
Prefeitura de Manaus
Governo de Manaus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *