Filtrar por

  • até

Senadores discutem no Plenário por causa da CPI das federações de futebol

cityname-brasilia

A retirada de nove nomes que apoiavam uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Confederação Brasileira de Futebol e de federações estaduais de futebol, provocou discussão no plenário do Senado na tarde desta terça-feira, 5/11. Com isso, a proposta de investigar denúncias de abuso de poder econômico nas eleições e reeleições de dirigentes do senador Mário Couto (PSDB-PA), perdeu o apoio necessário de 27 senadores para que pudesse ser criada.

O próprio Mário Couto pediu ao presidente do Senado os nomes dos senadores que desistiram de apoiar a CPI. “Quero que a nação brasileira saiba quais os senadores que não querem fiscalizar o governo; quais os senadores que se negam a fiscalizar uma confederação brasileira de futebol corrupta e as federações corruptas”, disse o senador.

Mário Couto também acusou o senador Zezé Perrela (PDT-MG) de ter procurado os parlamentares que subscreveram o requerimento de criação da CPI para que esses retirassem suas assinaturas.

O senador Zezé Perrela, que foi presidente do Cruzeiro Esporte Clube, admitiu que solicitou a retirada de assinaturas. Justificou que o Brasil está às vésperas da Copa do Mundo de 2014 e segundo ele, uma CPI na Confederação Brasileira de Futebol neste momento não seria bom para o futebol no país. Zezé Perrela disse ainda que a maioria dos senadores entende que a comissão de inquérito não é apropriada neste momento. “Nós temos 66 senadores que não querem CPI nesta Casa. Quando um senador não quer uma CPI, nós não podemos dizer que ele não é sério. Nós estamos aqui para legislar. Sobretudo para legislar”, afirmou.

Ainda de acordo com Zezé Perrela, o senador Mário Couto teve problemas com o presidente da Federação Paraense de Futebol, Antônio Carlos Nunes de Lima.

“Obviamente ele não conseguiu fazer uma CPI na Federação Paraense de Futebol e resolveu fazer uma CPI na CBF, para tentar arrastar a Federação Paraense de Futebol. Eu realmente trabalhei para que essa CPI não acontecesse e o senhor não pode dizer que não sou do bem. Eu sou”, disse Perrela.

Em resposta, o senador Mário Couto declarou que havia perdido o respeito por Zezé Perrela. “ O senhor não quis a CPI porque foi presidente de um clube famoso no Brasil e precisa da Confederação Brasileira de Futebol. Senador que retira assinatura de CPI não merece o meu respeito”, disse.

Mário Couto informou ainda que vai colher novas assinaturas para a criação da comissão parlamentar de inquérito. “Não desisto: vou entrar com um pedido no Ministério Público Federal; vou entrar na Procuradoria-Geral da República. Dane-se o Senado”, disse.

Os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Alvaro Dias (PSDB-PR) defenderam o funcionamento da CPI e consideraram lamentável que colegas tenham retirado o apoio. O senador Wellington Dias (PT-PI), no entanto, ressaltou que faz parte do processo democrático a desistência de apoio a uma comissão parlamentar de inquérito.

Com informações da Agência Senado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *