Filtrar por

  • até

Site do projeto Jogos Limpos é lançado em coletiva de imprensa

cityname-destaques

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 20, a coletiva de imprensa para o lançamento do site do projeto Jogos Limpo Dentro e Fora dos Estádios, na sede do Instituto Ethos, em São Paulo. Quando você acessar o nosso site poderá acompanhar a agenda de atividades dos comitês regionais dos Jogos Limpos, notícias sobre transparência e controle social, orçamentos e gastos com obras, origem dos recursos, análise de risco dos contratos, debates promovidos por governos e sociedade civil bem como o mapeamento das muitas iniciativas da sociedade civil voltadas a questões ligadas à Copa do Mundo e às Olimpíadas.

Este espaço vai funcionar como um centro de convergência das informações sobre os orçamentos, o andamento das obras, as mobilizações sociais, as atividades dos comitês, os pactos setoriais e as denúncias de irregularidades. Assim, o site pretende ser um organizador dessas informações, facilitando o acesso aos dados importantes e, com isso, contribuindo para ampliar a consciência cidadã, a mobilização e o controle social sobre os gastos públicos.

Na avaliação de Jorge Abrahão, presidente do Instituto Ethos, no evento de lançamento, o site, como uma ferramenta de acompanhamento da sociedade civil, pode ajudar o andamento das obras, ao alertar os possíveis riscos. Ele ainda completou: “temos um objetivo específico, que é garantir a transparência e a integridade nas obras da Copa do Mundo e da Olimpíada, mas temos também a oportunidade de garantir a expansão dessa prática as obras públicas após os eventos”.

Para a representante do Ministério Público Federal no lançamento, a procuradora Lisiane Braecher, “democracia não é só votar. Projetos como o Jogos Limpos são importantes para estimular a participação da população no processo de transparência ”.

O que é o projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios
Lançado em dezembro de 2010, o Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios é uma iniciativa inédita liderada pelo Instituto Ethos, com apoio da Siemens Integrity Initiative que, pelos próximos cinco anos, destinará US$ 3,1 milhões (cerca de R$ 5 milhões) em ações para aumentar os níveis de transparência, integridade e controle social sobre os investimentos que serão feitos no país em obras de infraestrutura para a Copa de 2014 e para a Olimpíada e Paraolimpíada de 2016.

Nesses seis primeiros meses já é possível fazer um balanço positivo da iniciativa. Em março deste ano foi lançado o Comitê Nacional de Coordenação e Mobilização, que conta com mais de uma dezena entidades de diversos setores, como organizações da sociedade civil, órgãos de controle interno e externo do Estado, organismos internacionais e representantes de empresas e trabalhadores.

Até o esta quarta-feira, dia 20/7, já foram criados comitês locais para acompanhar os gastos em nove das doze cidades-sedes da Copa do Mundo.

Também já estão em pleno funcionamento três dos quatro comitês temáticos nacionais. Os comitês temáticos criados são: jurídico, atletas e esportes; e empresas e investidores.

Ao todo a iniciativa do projeto Jogos Limpos já envolve mais de 70 entidades em seus comitês.

Merece destaque a atuação internacional do projeto. Logo no início das atividades, dois órgãos do sistema das Organizações das Nações Unidades começaram a cooperar com os Jogos Limpos: o escritório central do Pacto Global em Nova York e a Agência das Nações Unidas par ao Combate das Drogas e do Crime Organizado (UNODC).

Em julho, uma nova parceria foi firmada com a agência das Nações Unidas para Esportes, Desenvolvimento e Paz (UNOSDP).

Uma resposta a Site do projeto Jogos Limpos é lançado em coletiva de imprensa

  1. ADALBERTO LUSTOSA DE MATOS disse:

    Parabéns aos criadores e organizadores do PROJETO JOGOS LIMPOS DENTRO E FORA DOS ESTÁDIOSNão sei exatamente de que forma posso contribuir para o êxtio dessa iniciativa, mas, me coloco à disposição. Sou Advogado militante, Delegado de Rerrogativas da OAB/MG, Membro colaborador da Comissão de Assuntos Penitenciários da OAB/MG, AUDITOR do TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DE MINAS GERAIS, PROCURADOR SUPLENTE DO PLENO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DE FUTSAL, palestrante sobre DIREITO DESPORTIVO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *