Filtrar por

  • até

UEFA anuncia as sedes da Eurocopa descentralizada

cityname-destaques

A UEFA, entidade que dirige o futebol na Europa, anunciou na última sexta-feira (19/9) os treze países que receberão jogos da Eurocopa 2020. Essa será a primeira vez que um campeonato desse porte será disputado de maneira descentralizada.

A decisão para fazer a Eurocopa descentralizada foi motivada também pelas críticas aos gastos necessários para receber um evento do tipo. O presidente da entidade, Michel Platini, tem dito frequentemente que é necessário diminuir o volume de dinheiro investido nas competições.

As experiências de Portugal, sediando a Euro em 2004, é um dos motivadores para essa ação para reduzir os gastos com os megaeventos esportivos. Dos dez estádios construídos pelo menos cinco enfrentam problemas com os gastos de manutenção após uma década.

Em três ocasiões a Eurocopa já foi disputada em dois países. Na última edição do campeonato de seleções europeias, disputado em 2012 na Ucrânia e Polônia, os gastos ultrapassaram os 60 bilhões de reais. Mesmo dividido entre dois países, esse gasto foi considerado excessivo por grande parte dos europeus.

Por toda a Europa
A divisão de sedes da Eurocopa vai permitir que os jogos possam acontecer praticamente em todas as regiões da Europa e também que sejam utilizados quase que exclusivamente estádios já construídos.

A previsão é que sejam reformados três estádios e outros três sejam novos: em Baku (Azerbaijão), Bruxelas (Bélgica) e São Petersburgo (Rússia).

Porém somente os belgas vão construir um estádio exclusivamente para a Eurocopa 2020. Ainda não foi divulgado a previsão de gastos do futuro estádio nacional. Segundo Alain Courtois, presidente do comitê de candidatura de Bruxelas, três consórcios disputam uma concorrência para ser o responsável pelo projeto, construção e gestão da nova arena. “A decisão deverá sair até o final de 2014”, disse Courtois.

Na Rússia, será utilizado o futuro estádio do Zenit, que já está em construção. Já Baku, capital do Azerbaijão, que fica na fronteira com a Ásia, também já iniciou a obra para seu estádio já que a nova arena sediará competições dos Jogos Europeus de 2015, o equivalente aos Jogos Pan-americanos. O valor estimado da construção é de US$ 640 milhões (R$ 1,5 bilhão).

A final e as semifinais serão disputadas na mesma cidade, Londres, no estádio de Wembley. No comunicado oficial da UEFA sobre a escolha das sedes, Platini elogiou a escolha da capital inglesa e previu que o período das finais “será uma semana do futebol numa grande capital, Londres. Conheço a sua vertente festiva e de como os ingleses recebem [as pessoas]”.

Antes da edição descentralizada, no entanto, a França sediará mais um Eurocopa em 2016.

Veja quais estádios receberão os jogos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *