ESTRATÉGIAS

Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios é uma iniciativa liderada pelo Instituto Ethos, com apoio da Siemens Integrity Initiative. Entre 2011 e 2015, serão investidos mais de US$ 3,1 milhões (cerca de R$ 5 milhões) em ações para aumentar os níveis de transparência, integridade e controle social sobre os investimentos que serão feitos no país em obras de infraestrutura para a Copa de 2014 e para a Olimpíada e Paraolimpíada de 2016.

Para planejar, orientar e implementar suas ações, o Projeto Jogos Limpos constituiu uma série de comitês, são eles: o Comitê Nacional de Coordenação e Mobilização, dois comitês nacionais temáticos e 12 Comitês Locais, um em cada cidade-sede da Copa do Mundo de 2014. Os comitês nacionais temáticos são: Comitê Jurídico e Comitê de Empresas e Investidores.

O Projeto Jogos Limpos estabeleceu cinco estratégias principais para estimular a integridade, a transparência e o controle social dos gastos com a Copa do Mundo de 2014:

1)  Estabelecer Acordos Setoriais

Acordos Setoriais são mecanismos de auto-regulação da conduta de empresas signatárias para ampliar a integridade nas relações público-privado e combater a corrupção e o suborno. O projeto trabalha para ajudar na implementação de acordos em quatro setores: Energia, Alta Tecnologia em Saúde (equipamentos hospitalares); Construção Civil e Transportes. Dois acordos já iniciaram o processo. O primeiro é com empresas do setor de Distribuição de Energia. As empresas que participam desse processo são ligadas à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE). O outro reúne empresas participantes Associação da Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares (Abimed) e Advanced Medical Technology Association (AdvaMed).

2)  Criar Indicadores de Transparência Municipal

Informações que as cidades-sede, e também os Estado, precisam dar publicidade para que os cidadãos e organizações da sociedade civil possam verificar a conduta ética das empresas e do setor público. Os dados  incluem tanto dados sobre as obras como legislação e licenças. Conheça os resultados dos Indicadores de Transparência.

3)  Pactos Municipais de Transparência

O projeto Jogos Limpos conseguiu com que todos prefeito das cidades-sedes eleitos assinassem, ainda durante a campanha, uma série de compromissos sobre metas em relação aos Indicadores Municipais de Transparência, relação a garantia do controle social dos investimentos em relação à Copa do Mundo e Olimpíada e a regulamentação da Lei de Acesso à Informação nos seus municípios.

4)  Estimular o Controle Social

Criação de instrumentos para auxiliar o controle social dos gastos nos investimentos públicos. Entre esses instrumentos estão publicações que explicam, em linguagem simples, como ler contratos de licitações ou quais são as maneiras mais comuns de burlar regras relacionadas às obras públicas. O site do projeto, que publica notícias sobre os temas do projeto, também está entre esses instrumentos.

5)  Mobilização

Atividade de sensibilização e engajamento de cidadãos, organizações sociais e setor empresarial para a melhoria da legislação de controle da corrupção. Merece destaque alguns marcos regulatórios que estão em tramitação no Congresso Federal: o Projeto de Lei (PL) 1202/2007, de regulamentação do lobby; o PL 5228 / 2009 de Acesso à Informação, e o PL 8.626 / 2010 de Responsabilização de Pessoas Jurídicas por Atos de Corrupção. Essas duas últimas, já estão em vigor e a ação do projeto se voltou para a sua regulamentação e a implementação em todos os Estados.