O QUE É?

O projeto Cidade Transparente nasce para contribuir com a melhoria da transparência da gestão público municipal e para o estímulo à participação social. As entidades que participam do projeto entendem que o diálogo entre a sociedade civil e os governos é essencial para aprimorar a administração pública.
Uma das principais ações do Cidade Transparente é a mensuração da transparência municipal, pelo Indicadores da Cidade Transparente, obtido por meio da análise de informações e dados da administração pública. Elaborado pelo Instituto Ethos e pela Amarribo Brasil, em parceria com outras 12 instituições da sociedade civil, o índice foi adaptado da metodologia de avaliação da transparência das cidades-sede da Copa do Mundo desenvolvida no âmbito do projeto Jogos Limpos.

PROPOSTA

O objetivo do Cidade Transparente é proporcionar um ambiente mais íntegro e ético na administração pública das cidades brasileiras.
Com a ajuda dos Indicadores da Cidade Transparente, a proposta é fornecer uma avaliação objetiva da transparência municipal e fortalecer os laços de confiança entre governo e a sociedade.
Além disso, busca consolidar critérios para a execução das políticas públicas voltadas para a luta contra a corrupção e estabelecer parâmetros para a mensurar a eficiência pública e a qualidade da gestão. Após a divulgação dos resultados da nota dos indicadores, as organizações que trabalham no combate à corrupção terão mais uma ferramenta para apoiar localmente a administração pública, garantindo melhorias na prestação de contas e no acesso à informação.

Para visitar o site do Cidade Transparente clique aqui.