Filtrar por

  • até

Copa e eleições: qual o legado para São Paulo

O Instituto Ethos, por meio do projeto Jogos Limpos, a Atletas pela Cidadania, e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, com apoio da Fundação Avina, reúnem os candidatos à Prefeitura de São Paulo para propor um compromisso social. Nesta quarta-feira (1º), no Teatro Sesc Anchieta (R. Dr. Vila Nova, 245, Consolação), às 10h, o evento “Copa, Olimpíadas e Eleições: qual é o legado para a sua cidade?” vai estimular os postulantes ao governo municipal a garantir investimentos sociais como parte do legado dos megaeventos esportivos. A capital paulista será palco da abertura do torneio de 2014.

Os candidatos (veja os nomes confirmados abaixo), presentes serão convidados a firmarem os seguintes compromissos: o “Termo de Compromisso Cidades do Esporte”, sobre a garantia do acesso ao esporte pela população; o “Pacto pela Transparência Municipal”, referente à transparência da gestão e dos gastos públicos; e o “Programa Cidades Sustentáveis”, que estimula ações para o desenvolvimento sustentável nas capitais visitadas (abaixo, a descrição detalhada dos termos).

Representando a Atletas pela Cidadania, estará presente Raí de Oliveira, um dos diretores da associação. Já o representante do Instituto Ethos/projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, será Jorge Abrahão, presidente da organização. A Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis/Programa Cidades Sustentáveis será representada por Oded Grajew, coordenador-geral da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo e presidente emérito do Instituto Ethos.

A ação acontece em meio ao momento único vivido pelo Brasil, que, ao sediar os principais eventos esportivos do mundo, tem também o compromisso de realizar investimentos sociais importantes. Além do legado em áreas como mobilidade urbana e infraestrutura, é preciso estabelecer quais serão os outros benefícios para a população.

Depois de Manaus, Cuiabá, Rio de Janeiro e, agora, São Paulo (SP); a ação passará ainda por Porto Alegre (RS), no dia 13; Recife (PE), no dia 16; Curitiba (PR), no dia 20; Natal (RN), no dia 29 de agosto e Belo Horizonte (MG), no dia 31 de agosto. Em setembro, será a vez de Salvador (BA), no dia 5. Os candidatos Fortaleza também terão encontro agendado.

Além das três organizações realizadoras, os parceiros locais para a iniciativa em São Paulo são: Sesc-SP, Unicef, Associação Cidade Escola Aprendiz, Comissão de Direito Esportivo da OAB-SP,Trata Brasil, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e Voto Consciente.

Candidatos que já confirmaram a presença no evento:

Ana Luisa Figueiredo (PSTU)
Carlos Giannazi (PSOL)
Celso Russomano (PRB)
Eymael (PSDC)
Miguel Manso (PPL)
Paulinho da Força (PDT)
Soninha Francine (PPS)

 

Pacto pela Transparência Municipal

 O Pacto Municipal pela Transparência tem com objetivo comprometer os/as futuros(as) administradores(as) municipais com a transparência nos processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Esse pacto faz parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos que pretende aproveitar a realização da Copa do mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Brasil para criar uma cultura que eleve o nível de transparência da gestão e dos gastos governamentais, o nível de integridade nas relações público-privadas e o controle social dos investimentos públicos.

Termo de Compromisso Cidades do Esporte

 O Termo de Compromisso Cidades do Esporte visa ao desenvolvimento de uma cultura esportiva, tornando o esporte acessível à população, com o estímulo ao aumento da atividade física e a melhoria do esporte das escolas. A meta é a ampliação e qualificação do Esporte Educacional em 100% das Escolas Públicas, bem como dobrar a prática de atividade física nas cidades-sede da copa até 2016.

 

Programa Cidades Sustentáveis

 

O Programa Cidades Sustentáveis, totalmente apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.

Para mais informações sobre as plataformas, bem como quanto ao local e horário dos encontros, acesse os sites:

Pacto pelo legado Socioesportivo – Atletas pela Cidadania – www.atletaspelacidadania.org.br

Programa Cidades Sustentáveis Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis www.cidadessustentaveis.org.br

Pacto Pela Transparência – Projeto Jogos Limpos (Instituto Ethos) –  http://www.jogoslimpos.org.br/

Copa, Olimpíadas e Eleições: qual é o legado para a sua cidade?
Data:1º/8
Horário: 10h
Local: Teatro Sesc Anchieta - R. Dr. Vila Nova, 245, Consolação.
São Paulo-SP

Dia 04 de Agosto de 2012 - 10:00
Organização: Instituto Ethos, por meio do projeto Jogos Limpos, a Atletas pela Cidadania, e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, com apoio da Fundação Avina e os parceiros locais para a iniciativa em São Paulo são: Sesc-SP, Unicef, Associação Cidade Escola Aprendiz, Comissão de Direito Esportivo da OAB-SP,Trata Brasil, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e Voto Consciente.
Mais informações:

Os comentários estão encerrados.