Filtrar por

  • até

Copa, Olimpíada e eleições: qual é o legado para Rio de Janeiro?

O Instituto Ethos, por meio do projeto Jogos Limpos, a Atletas pela Cidadania e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis reúnem os candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro para propor um compromisso social. Na segunda-feira (30), na Clube de Engenharia, às 9h, o evento “Copa, Olimpíadas e eleições: qual é o legado para a sua cidade?” vai estimular os postulantes ao governo municipal a garantir investimentos sociais como parte do legado da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. A capital carioca  será uma das sedes do torneio de 2014 e a sede da Olimpíada daqui a quatro anos.

A ação acontece em meio ao momento único vivido pelo Brasil, que, ao sediar os principais eventos esportivos do mundo, tem também o compromisso de realizar investimentos sociais importantes. Além do legado em áreas como mobilidade urbana e infraestrutura, é preciso estabelecer quais serão os outros benefícios para a população.

Candidatos confirmados até o momento: Aspásia Camargo (PV), Otávio Leite (PSDB) e Rodrigo Maia (DEM).

Pacto pela Transparência Municipal
O Pacto pela Transparência Municipal tem com objetivo comprometer os futuros administradores municipais com a transparência nos processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014. Esse pacto faz parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos, pretende aproveitar a realização da Copa do mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Brasil para criar uma cultura que eleve o nível de transparência nos gastos governamentais, o nível de integridade nas relações público-privadas e o controle social dos investimentos públicos.

Termo de Compromisso Cidades do Esporte
O Termo de Compromisso Cidades do Esporte visa o desenvolvimento da cultura esportiva, o que propiciará a democratização do esporte, o estímulo ao aumento da atividade física da população, a melhoria do esporte nas escolas e a criação de um Sistema Nacional do Esporte. A meta que se propõe é a ampliação e qualificação do Esporte Educacional nas Escolas de maneira a atender 100% das escolas municipais, bem como dobrar a prática de atividade física no país até 2022 e também a consolidação de um Sistema Nacional do Esporte.

Programa Cidades Sustentáveis
O Programa Cidades Sustentáveis, totalmente apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha para sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.

Clube de Engenharia do Rio de Janeiro
Av. Rio Branco, 124
Centro - Rio de Janeiro -RJ
Dia 30 de Julho de 2012 - 09:00
Organização: Projeto Jogos Limpos, Atletas pela Cidadania, Rede Nossa São Paulo, Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Meu Rio, Clube de Engenharia, Projeto de Extensão Contribuições Culturais Cariocas à Copa 2014 e a outros Megaeventos, Team Chicago Brasil, Fundação Pro Saber, Instituto NEFEX, BemTV e Projeto Barra Sustentável
Mais informações:

Os comentários estão encerrados.