Filtrar por

  • até

Belo Horizonte recebe debate e roda de conversa sobre transparência nos dias 2 e 3 de junho

cityname-belo-horizonte

ativismoInformacaoO Instituto Ethos, por meio do projeto Jogos Limpos, e em parceria com o grupo de pesquisa Centro de Convergência de Novas Mídias, da UFMG, e com a ONG Oficina de Imagens, realiza, nos dias 2 e 3 de junho de 2014, em Belo Horizonte (MG) o evento Ativismo+Informação: Transparência, Dados Abertos e Ação Política. O objetivo é discutir a utilização de dados abertos e o acesso à informação pública para a ação política e o controle social.

A Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11) foi sancionada em 18 de novembro de 2011 e entrou em vigor em 16 de maio de 2012. No momento em que esse marco legal completa dois anos, a expectativa é de que o encontro dê espaço para a apresentação e o diálogo sobre práticas contemporâneas de produção jornalística e de informação que se utilizem dos conceitos de dados abertos e open web, além de proporcionar troca de experiências relacionadas ao uso da lei e dos portais de transparência governamentais.

As atividades serão divididas em dois momentos. No dia 2/6, segunda-feira, haverá uma mesa de debate que discutirá acesso à informação e incidência política e será composta por Marina Amaral, diretora da Agência Pública de Reportagem e Jornalismo Investigativo; Fabiano Angélico, jornalista especializado em transparência e accountability; Gustavo Noronha, desenvolvedor de software livre há mais de dez anos; e Jones Carvalho, presidente da Associação Nacional dos Ouvidores Públicos (Anop) e ouvidor-geral do Estado da Bahia.

Já no dia 3/6, terça-feira, atores locais foram convidados para uma roda de conversa em que poderão compartilhar suas experiências em acesso a informações públicas e ativismo. O encontro será norteado pela temática da mobilidade urbana e contará com a participação da jornalista mineira Cristiana Castro; do coletivo Tarifa Zero; da coordenadora de Políticas Públicas do Instituto Ethos Christiane Sampaio; do Movimento Nossa BH; e do jornalista Aloísio Lopes, editor do Portal Minas Livre e membro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.

O evento será realizado no Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é aberto ao público.

PROGRAMAÇÃO

Debate – Em 2 de junho de 2014, às 18h30

Participantes: Fabiano Angélico, jornalista especializado em transparência e accountability; Gustavo Noronha, desenvolvedor de software livre e idealizador do Olho Neles, iniciativa que permite obter insumos objetivos para a escolha de um(a) candidato(a) a deputado estadual; Jones Carvalho, ouvidor-geral do Estado da Bahia e Presidente da Associação Nacional dos Ouvidores Públicos; e Marina Amaral, diretora da Agência Pública de Reportagem e Jornalismo Investigativo.

Roda de Conversa – Em 3 de junho de 2014, às 8h30

Tema: Mobilidade urbana, informações públicas e ativismo

Participantes: Cristiana Castro, jornalista de O Tempo, com experiência como setorista de trânsito e transporte pelo jornal Folha de S.Paulo; Christiane Sampaio, coordenadora de Políticas Públicas do Instituto Ethos; Aloísio Lopes, jornalista, editor do Portal Minas Livre e membro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação; e representantes do Coletivo Tarifa Zero e do Movimento Nossa BH.

SERVIÇO
O quê:
Debate e Roda de Conversa “Ativismo+Informação: Transparência, Dados Abertos e Ação Política”;
Quando:
Debate – dia 2 de junho de 2014, às 18h30;
Roda de Conversa – dia 3 de junho de 2014, às 8h30;
Local: Centro Cultural da UFMG;
Endereço: Avenida Santos Dumont, 174 – Centro, Belo Horizonte (MG);
Mais informações e inscrições: Pelo link http://ativismoeinformacao.wordpress.com/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *