Filtrar por

  • até

“Blatter deve renunciar, suspendendo-se as eleições na FIFA”, defende Transparência Internacional

cityname-destaques
Após prisões, Transparência Internacional pede para que Blatter não se candidate para o seu quinto mandato. Foto: Alexander Hassenstein - FIFA/FIFA via Getty Images

Após prisões, Transparência Internacional pede para que Blatter não se candidate para o seu quinto mandato. Foto: Alexander Hassenstein – FIFA/FIFA via Getty Images

As eleições devem ser adiadas e Blater não deve tentar um quinto mandato a frete da entidade. É o que diz Cobus de Swardt, da Transparência Internacional, em pronunciamento logo após a prisão dos dirigentes da Fifa em Zurique.

Depois do anúncio pela Suíça e pelos Estados Unidos dos procedimentos jurídicos contra a Fifa por suposta lavagem de dinheiro em conexão com as Copas do Mundo de 2018 e 2022 e, ainda, alegações de corrupção “sistemática” nos Estados Unidos e na América Latina, a Transparência Internacional afirmou que Joseph Blatter deve renunciar e que as próximas eleições presidenciais devem ser suspensas.

Em pronunciamento, Cobus de Swardt, diretor executivo da Transparência Internacional disse o seguinte:

Os alertas para a Fifa estão aí há bastante tempo, mas ela se recusou a seguir vários padrões básicos de boa governança que poderiam reduzir o risco de corrupção.

Esses escândalos devem ter acontecido sob a supervisão de Sepp Blatter na Fifa, um período que compreende quase duas décadas. Pelo bem dos fãs e da boa governança do futebol, é hora de ele renunciar. As eleições para presidente não terão credibilidade se estiverem manchadas com essas alegações pelas mais altas autoridades judiciais.

Blatter deve renunciar e as novas eleições deverão marcar uma nova era na liderança da Fifa. Ao mesmo tempo, deve haver transparência com relação a todos os potenciais conflitos de interesse e pagamentos aos membros do Comitê Executivo. Suas mãos devem ser limpas e vistas como limpas.

Em 2011, a Transparência Internacional publicou o Safe Hands (Mãos Limpas) sobre as providências que a Fifa deveria tomar, incluindo lidar com questões históricas. Tais providência incluíam aprimoramento de medidas contra o suborno em áreas de alto risco como:

    • Oferecimento de direitos de hospedagem na Copa do Mundo
    • Apoio financeiro às federações-membros
    • Pagamentos a funcionários
    • Contratos de TV e patrocínio
    • Vendas e distribuição de ingressos
    • Intermediários que agem em nome da Fifa

No mês passado, tendo em vista as eleições para a presidência da Fifa, a Transparência Internacional conduziu uma pesquisa com a Football Addicts, por meio do seu aplicativo Forza Football, para descobrir o que os fãs pensavam da Fifa. Cerca de 35 mil fãs, em 30 países, responderam: quatro em cada cinco disseram que Joseph Blatter não deveria participar das eleições para a presidência e 69% afirmaram não confiar na Fifa.

Fonte: Transparência Internacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *