Filtrar por

  • até

Ciclo de debates sobre transparência dos investimentos para a Copa do Mundo chega a Natal

cityname-natal

No dia 9 de abril de 2014, o Projeto Jogos Limpos, do Instituto Ethos promoverá o Seminário “Transparência na Copa 2014: Como Está Esse Jogo em Natal?”. O evento será na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, das 8h30 às 12h00.

O seminário faz parte de uma sequência de 12 encontros públicos, que estão sendo realizados desde 2013, em todas as cidades-sede da Copa de 2014. Seu objetivo é reunir diversos atores sociais em torno da agenda da transparência e da integridade nos investimentos públicos, bem como da ampliação do controle social, sobretudo no contexto dos grandes impactos ocasionados por grandes obras e megaeventos esportivos no Brasil.

As duas últimas cidades que receberão o evento são Manaus e Recife. Os debates estão marcados respectivamente para os dias 24/4 e 6/5.

O encontro potiguar é organizado em parceria pelo Ethos e pelas seguinte organizações: Associação Potiguar dos Atingidos pela Copa (Apac); Comitê Popular da Copa de Natal; Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (Coedhuci); Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco-RN); e OAB-RN.

 

Veja a programação do evento:

8h30 – Café de boas vindas

9h – Apresentação dos resultados dos Indicadores de Transparência
Instituto Ethos

9h30 – Mesa de debate: “Afinal, o que é Copa em Natal? Acesso à informação como bem público”

Participantes:
Representante do Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Representante da Prefeitura de Natal
Assembleia Legislativa do RN
Representante do Comitê Popular da Copa
Representante da APAC
Representante do MARCCO
Mediação: Instituto Ethos

SERVIÇO
O quê:
Seminário “Transparência na Copa 2014: Como Está Esse Jogo em Natal?”;
Quando:
9 de abril de 2014, das 8h30 às 12h00;
Local: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte;
Entrada franca.

2 respostas a Ciclo de debates sobre transparência dos investimentos para a Copa do Mundo chega a Natal

  1. Idivaldo Micali disse:

    Como colaborador do Instituto Ethos, não deixarei de participar do Seminário programadoo para Natal. Tenho acompanhado as consequências da realização de jogos da Copa do Mundo aqui em Natal e posso garantir (tal como a população também sabe disso) que será muito mais trágico do que se imagina. As mais graves consequências não são discutidas e muito menos informadas. A informação no RN é de propriedade da imprensa familiar, empresarial e política. O resultado disso é a continuidade do RN ser dominado pela falta de respeito ao cidadão e com a manutenção de desigualdades absurdas. Não há justificativa alguma para a Copa doo Mundo aqui também ser realizada; este evento trará mais desigualdade, mais dívidas para o povo pagar, sem contar que muitos prédios e espaços públicos e foram hipotecados para evitar o calote à construtora do estádio. Há quem diga que para a construtora é vantagem levar calote pois estes imóveis possuem valor inestimável e mais uma vez quem vai levar prejuízo é o povo. O RN passa por uma seca histórica e ainda (como se não soubessem) os péssimos gestores do Estado fingem que nada poderiam fazer. Realmente são inteligentes: o empoderamento que o bolsa família (e outros programas) conseguem ofertar às famílias precisam ser anulados com outras medidas que já utilizam antes: acorrentar os pessoas aos coronéis. Abaixo lhes envio duas matérias: uma onde comprova um caminho indecente da política familiar a que o RN estará sujeito com as breves eleições; a outra, no que vai dar a Copa do Mundo aqui em Natal, onde mesmo que as contas estejam certas o RN vai pagar 3 Arenas das Dunas. Mesmo assim, leiam as matérias com cuidado pois é uma eterna briga entre gatos e ratos…onde todos são ratos.
    Abraços.
    http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/governo-inicia-pagamento-da-arena/277896
    http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/henrique-destaca-prioridades-das-votacoes-na-camara/277966

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *