Filtrar por

  • até

Comissão da Copa da Câmara Municipal de Curitiba discute resultados dos Indicadores de Transparência

cityname-curitiba

Comissão Especial da Copa da Câmara de Vereadores de Curitiba debateu em sua última reunião os resultados dos Indicadores de Transparência Municipal, ferramenta criada pelo projeto Jogos Limpos para medir o nível de transparência dos investimentos públicos no Mundial de Futebol.

Na avaliação da cidades-sede da Copa de 2014, divulgada em novembro do ano passado, Curitiba fez apenas 15,24 pontos em uma escala que vai de zero a cem, sendo classificada com nível de transparência muito baixo. A capital paranaense acompanhou a maioria das cidades: 9 outras cidades pontuaram a baixo de 20 pontos. Apenas duas foram avaliadas com transparência de nível médio: Porto Alegre e Belo Horizonte, que fizeram respectivamente 48,87 e 48,44 pontos.

“A ideia é convidar representantes do Instituto Ethos e divulgar a composição do levantamento em plenário, para todos os vereadores, pela transparência do processo e para melhorar a imagem de Curitiba como cidade-sede”, declarou Rink. Ele pontuou que a Câmara de Curitiba atende aos critérios da pesquisa sob sua responsabilidade.

Os indicadores avaliam 90 questões que compreendem tanto a qualidade do conteúdo tornado público, os canais para disponibilização dessas informações como os canais de participação da sociedade.

No mesmo encontro, realizado no dia 28 de agosto, os vereadores também decidiram pedir dados sobre a venda de título de potencial construtivo para a reforma da Arena da Baixada, sede dos jogos em Curitiba. O acordo firmado entre prefeitura, governo estadual e o Clube Atlético Paranaense (CAP), dono do Estádio, prevê que o município pode conceder até R$ 123 milhões com a venda dos títulos. O valor equivale a dois terços da divisão tripartite dos investimentos para a readequação, engenharia financeira entre as três entidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *