Filtrar por

  • até

Corrupção na FIFA: ex-secretário-geral da Concacaf é expulso da entidade

cityname-destaques

Charles Gordon “Chuck” Blazer, secretário-geral da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) entre 1990 e 2011, foi expulso dos quadros da Fifa pelo Comitê de Ética da entidade no último dia 9 de julho.

Em comunicado divulgado na quinta-feira passada, o Comitê afirmou que “Blazer cometeu muitos e variados atos de comportamento impróprio, continuadamente e repetidamente, durante o seu mandato como dirigente em vários altos cargos e posições de influência na Fifa e na Concacaf”.

Blazer foi uma das fontes no inquérito que a Justiça dos EUA fez sobre pagamentos de propinas na compra dos direitos de transmissão de eventos esportivos. Essa investigação levou à prisão de 14 pessoas pelo mundo, entre elas oito dirigentes da Fifa, em maio deste ano.

Um dos dirigentes detidos, o ex-presidente da Concacaf Jeffrey Webb, decidiu, no dia seguinte à expulsão de Blazer (10/7), aceitar a extradição para os Estados Unidos. Ele foi preso às vésperas do Congresso da Fifa em Zurique, na Suíça. Entre os dirigentes presos na mesma ocasião, está José Maria Marin, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, que continua detido em Zurique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *