Filtrar por

  • até

Cuiabá recebe debate sobre transparência na Copa do Mundo de 2014 no dia 8 de agosto

cityname-cuiaba

transparencianacopaCuiabaO ciclo de seminários Transparência na Copa 2014: Como está esse jogo? chega a Cuiabá. No próximo dia 8 de agosto, entidades da sociedade civil, parlamentares e órgãos de governos vão debater sobre transparência, a fiscalização e o controle dos orçamentos das obras da Copa do Mundo de 2014 na capital mato-grossense. O seminário também vai debater a implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI) no Mato Grosso.

O evento, aberto ao público, será realizado dia 8 de agosto na Plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso (CREA-MT) na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 491, com início às 8 horas. A organização é do Comitê Local do projeto Jogos Limpos: CREA-MT, Círculo da Paz; Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientalistas de Mato Grosso (AESA-MT); ONG Moral e Aliança Humana, além do Instituto Ethos, que lidera a iniciativa nacionalmente.

  • O seminário é gratuito, mas as vagas são limitadas. Garanta a sua vaga se inscrevendo aqui

Já confirmaram presença as seguintes personalidades: Juares Silveira Samaniego (presidente do CREA-MT), Mauro Kosis (representando a Controladoria Geral da União – CGU), Elda Mariza Valim Fim (ONG Moral), José Ricardo Tavares Louzada (Tribunal de Contas da União), Paulo Lemos (Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso), Archimedes Neto (CREA-MT) e Ana Angélica Rocha (Instituto Ethos).

Na oportunidade, o Instituto Ethos vai apresentar os resultados detalhados dos Indicadores de Transparência do Estado de Mato Grosso e Cuiabá. A cidade de Cuiabá já havia sido avaliada em 2012, obtendo a nota 10,17 (em 100), considerada muito baixa.

Os Indicadores de Transparência foram desenvolvidos pelo Instituto Ethos, por meio do Projeto Jogos Limpos, e aplicados nas cidades e Estados que vão receber jogos da Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, bem como nos estados dessas cidades.

Os Indicadores de Transparência servem não apenas para mostrar, de forma objetiva e simples, como anda esse quesito na administração pública, mas também como um roteiro para que os governantes melhorem a situação nos seus Estados e municípios.

Eles avaliam os governos com base em quatro grandes questionamentos:

  • Existem canais de informação pelos quais a população pode ter acesso aos dados sobre os investimentos necessários para realizar a Copa do Mundo de 2014?
  • Esses canais funcionam bem?
  • Eles fornecem as informações necessárias para o controle social dos investimentos?
  • A participação social é permitida?

Esses questionamentos são traduzidos em 90 perguntas que avaliam o nível de transparência em duas dimensões: Informação e Participação. Na primeira parte, são avaliados tanto o conteúdo relevante disponibilizado ao cidadão como a qualidade dos canais de comunicação usados para difundir essas informações, tais como os portais de internet, telefones e o serviço de informação ao cidadão. No quesito Participação, são analisados a realização de audiências públicas e o funcionamento das ouvidorias.

Com base nas respostas dos indicadores, é calculado o Índice de Transparência.

O ciclo de seminários Transparência na Copa 2014 e Olimpíadas 2016: como está esse jogo? vai percorrer todas as cidades-sede do Mundial de Futebol até o final do ano. Em junho, aconteceu a primeira edição do evento em Belo Horizonte. Leia as matérias abaixo e saiba o que rolou:

Serviço
Transparência na Copa 2014 em Cuiabá: como está esse jogo?
Debate gratuito aberto ao público – faça sua inscrição aqui
Data: 8 de agosto de 2013
Horário: das 8h às 12h
Local: Plenária do CREA-MT
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 491
Bairro Araés – Cuiabá – MT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *