Filtrar por

  • até

Cuiabá retoma obras que não ficaram prontas a tempo da Copa

cityname-cuiaba

FanFestCuiaba

Após apenas quatro jogos, Cuiabá se despede da Copa do Mundo. Agora o governo estadual pretende retomar as obras paradas que não ficaram prontas para o mundial, que são maioria delas. Apenas metade do orçamento previsto na matriz de responsabilidades foi efetivamente gasto na capital mato-grossense.

No dia 25 de junho, na manhã seguinte ao último jogo disputado na cidade, o governador de Mato Grosso Silval Barbosa fez um balanço do evento e prometeu retomar todas as obras previstas, a principal delas, a linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ligando o aeroporto, na cidade de Várzea Grande, até o centro de Cuiabá.

Silval Barbosa declarou que todas as obras realizadas para a Copa do Mundo serão finalizadas até dezembro: “Temos recursos para concluir todas as obras, além de contratos”, afirmou o governador. Ele declarou que, nos próximos dois meses, espera concluir a maioria das obras, além de contar com o início da operação do VLT no final do ano. O governador acredita que o período de estiagem na região é um bom momento para acelerar as obras.

Metade do orçamento gasto
De acordo com as informações do portal Transparência na Copa 2014 da Controladoria-Geral da União, R$ 1,2 bilhão foi efetivamente gasto com os investimentos no Mato Grosso, até a última atualização, no dia 15 de maio. Merece destaque que metade desse valor foi destinado para a construção da Arena Pantanal.

Na Matriz de Responsabilidades, documento que lista todas ações previstas para cada cidade-sede, era esperado um gasto de R$ 2,4 bilhões com as obras em Cuiabá. Ou seja, somente 50% do recurso previsto foi efetivamente gasto até um mês antes do início da Copa 2014.

Concessão da arena
Na mesma coletiva de imprensa, o Secretário Extraordinário da Copa 2014, Maurício Guimarães, afirmou que a sua equipe já está trabalhando no edital de licitação para a concessão da administração da Arena Pantanal para a iniciativa privada. Segundo ele, várias empresas, do Brasil e do exterior, já mostraram interesse. “Podem ter certeza que a nossa Arena despertou um enorme interesse e haverá sim uma disputa nesta licitação”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *