Faltam exatos cinco anos para o início dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio Janeiro. Em clima de contagem regressiva, foi apresentada hoje, 5, a nova presidente da Empresa Olímpica Municipal (EOM), Maria Silva Bastos Marques. A EOM é a responsável por organizar os investimentos da Prefeitura do Rio para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
Maria Silva é economista e ocupou cargos tanto no setor público como no privado. Ela já foi secretária de Fazenda da cidade do Rio de Janeiro e diretora Financeira e de Planejamento do BNDES. Desde 2007, era presidente da seguradora Icatu.
Durante a sua posse, a economista prometeu garantir um “legado permanente para a cidade, transformando suas estruturas físicas e de serviços”.
Relatório de progresso
Carlos Arthur Nuzman , presidente da entidade responsável pela organização nacional da olimpíada,o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 (Rio 2016), apresentou durante o evento o Relatório de Progresso das obras. Segundo o Nuzman, que também é presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), as obras financiadas pelo Rio 2016 gastaram aproximadamente R$ 37 milhões, dos R$ 42 milhões previstos para o primeiro semestre de 2011.
A EOM também apresentou o andamento das obras de infraestrutura. O principal destaque e a inauguração amanhã, 6/8, da primeira obra construída para os Jogos Olímpicos, o Parque dos Atletas. O local funcionará como área de lazer e eventos para os atletas. Em setembro e outubro o parque receberá o Rock in Rio.
Também presente ao evento, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB) afirmou que “todos os prazos da prefeitura estão com pelo menos um ano de antecedência”, e completou, “as Olimpíadas mostram uma nova cidade, que pode estabelecer metas, objetivos claros e cumpri-los”.
Siga: