Filtrar por

  • até

Em Cuiabá, candidatos se comprometem com o legado da Copa 2014

cityname-cuiaba
Imagem de avenidas de Cuiabá

Crédito Foto: Prefeitura de Cuiabá/MT

Seis candidatos à prefeitura de Cuiabá assinaram os compromissos da iniciativa Copa, Olimpíadas e eleições: Qual o legado para sua cidade? O evento, realizado na terça-feira 24/07, é organizado pelo Instituto Ethos por meio do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, a ong Atletas pela Cidadania e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis.

Essa iniciativa convoca todos os candidatos às prefeituras das onze cidades-sede da Copa do Mundo e das Olimpíadas onde haverá eleições a se comprometer publicamente com princípios contidos em três documentos: o Termo de Compromisso Cidades do Esporte, visando a democratização da prática esportiva, de maneira a atender 100% das escolas municipais; o Programa Cidades Sustentáveis, que oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana e um conjunto de indicadores associados a esta agenda a serem perseguidos pelos gestores públicos municipais; o eleito terá 90 dias, a partir da posse, para fazer  diagnóstico da cidade e apresentar seu plano de metas publicamente; e o Pacto pela Transparência Municipal, que  tem como objetivo comprometer os futuros administradores municipais com a transparência nos processos de decisão e nos investimentos em obras para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Os candidatos presentes no evento de Cuiabá, realizado na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso (CREAT-MT), foram: Adolfo Grassi (PPL); Carlos Brito (PSD); Cesar Lara Barros (PSOL); Guilherme Maluf (PSDB); Lúdio Cabral (PT) e Mauro Mendes (PSB). Na capital mato-grossense, além das três organizações realizadores do evento, houve apoio do CREA-MT, da Ong Moral e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral / Comitê Ficha Limpa de Cuiabá, dentre outras organizações locais.

Representando a Atletas pela Cidadania, a medalhista olímpica e ex-atleta de vôlei Ricarda Lima, afirmou que “é fundamental que o candidato que for eleito no fim do ano, seja de que partido for, inicie sua gestão com a questão do legado social da Copa do Mundo dentro do seu plano de metas de governo, sabendo da responsabilidade de governar uma cidade-sede de um evento que pode e deve deixar um legado social ao município, muito além da festa esportiva que dura apenas um mês”.

Para Emílio Martos, “Falta uma pessoa importante para assinar esses pactos: o eleitor. Não dá para o eleitor se comportar como um turista na sua própria cidade. Para garantir que esses compromissos se concretizem os eleitores precisam cobrar e participar.”

De acordo com George Winnik, da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, “Grande parte do que é produzido, consumido e rejeitado ocorre nas cidades, pois é nelas que as pessoas estão. A busca e a construção de um mundo mais sustentável,  passa pela contribuição decisiva do que ocorrer nas cidades. O Programa Cidades Sustentáveis pode ser um importante aliado nesta tarefa, pois, além de explicitar a causa,  é também uma ferramenta para facilitar as ações.”

Além de Cuiabá, a iniciativa “Copa, Olimpíadas e eleições: qual o legado para a sua cidade?” já esteve presente em Manaus (20/07).  As próximas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 que receberão a iniciativa serão o Rio de Janeiro (RJ) no dia 30/07; a ação passará ainda por São Paulo (SP), em 1º de agosto; Porto Alegre (RS), no dia 13; Recife (PE), no dia 16 de agosto; Curitiba (PR), no dia 20 de agosto; Natal (RN), no dia 29 de agosto e Belo Horizonte (MG), no dia 31. Em setembro, será a vez de Salvador (BA), no dia 5. Os candidatos de Curitiba (PR) e Fortaleza (CE) também terão encontro agendado, com divulgação da data nos próximos dias.

 

Conha melhor os três compromissos

Termo de Compromisso Cidades do Esporte
O Termo de Compromisso Cidades do Esporte visa o desenvolvimento de uma cultura esportiva, tornando o esporte acessível à população, com o estímulo ao aumento da atividade física e a melhoria do esporte das escolas. A meta é a ampliação e qualificação do Esporte Educacional em 100% das Escolas Públicas, bem como dobrar a prática de atividade física nas cidades-sede da copa até 2016.


Pacto pela Transparência Municipal
O Pacto pela Transparência Municipal de Cuiabá tem com objetivo comprometer os futuros administradores municipais com a transparência nos processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014. Esse pacto faz parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos, pretende aproveitar a realização da Copa do mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Brasil para criar uma cultura que eleve o nível de transparência nos gastos governamentais, o nível de integridade nas relações público-privadas e o controle social dos investimentos públicos.

Programa Cidades Sustentáveis
O Programa Cidades Sustentáveis, totalmente apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.
Para mais informações sobre as plataformas, bem como quanto ao local e horário dos encontros, acesse os sites:

Pacto pelo legado Socioesportivo – Atletas pela Cidadania – www.atletaspelacidadania.org.br

Programa Cidades Sustentáveis Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis www.cidadessustentaveis.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *