Filtrar por

  • até

Filho de Prefeito de Belo Horizonte, presidente do Comitê Executivo da Copa deixa o cargo

cityname-belo-horizonte

Tiago Lacerda, presidente do Comitê Executivo da Copa da cidade de Belo Horizonte, anunciou na última quinta-feira (27) que deixará o cargo. Seu pai, Márcio Lacerda, prefeito da capital mineira, foi questionado pelo Ministério Público Estadual por meio de uma ação civil pública de nepotismo. Coordenador do Comitê Paulista da Copa também deixa o cargo.

Tiago foi nomeado presidente do Comitê Executivo do Núcleo de Gestão da Copa de 2014 em 2009, graças à portaria assinada pelo pai. A coordenação das ações da copa é uma das atividades com maior destaque na prefeitura. Durante entrevista coletiva, Tiago declarou que sua saída é vinculada a divulgação do calendário dos jogos pela Federação Internacional de Futebol e já estaria programada desde quando assumiu o cargo.

Voluntário
“Meu trabalho sempre foi voluntário e nunca recebi nada por ele. A previsão era de atuarmos em um ano, mas o trabalho evoluiu bem. Tenho outras atividades da família para as quais preciso me dedicar”, declarou Tiago. O seu pai, Márcio, assumiu a coordenação das atividades da Copa e a presidência do Comitê Executivo.

O Ministério Público questiona o enquadramento das ações de Tiago como voluntárias. “Trata-se de uma mal disfarçada tentativa de tangenciar as restrições impostas aos gestores públicos pelo ordenamento jurídico, que veda favorecimentos de índole personalista e patrimonialista, a opção de vincular o filho do alcaide à estrutura administrativa da prefeitura, na condição de “voluntário”, embora sua atuação possua nítidos contornos de coordenação administrativa e representação política”, escrevem os promotores na ação.

O prefeito Lacerda nega irregularidades, uma vez que o filho trabalharia de graça não pediu ressarcimento de despesas na maioria das ações de representação, ainda que tivesse direto.

O prefeito já responde a processo do Ministério Público Estadual por usar dinheiro público para voar em jatinhos fretados, a título de representar o município.

Troca de comando também no estado de São Paulo
Emanuel Fernandes comunicou nesta segunda-feira (31/10) a sua saída da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento e Regional e da coordenação do Comitê Estadual paulista da Copa do Mundo 2014.

Ele alegou motivos pessoais para se afastar dos cargos. O governador paulista, Geraldo Alckmin, declarou que a saída do cargo tem relação com problemas na saúde na mulher de Fernandes. Nas próximas semanas, Alckmin deve indicar um substituto. Por hora a pasta do planejamento ficará a cargo do secretário-adjunto Antonio Baklos Alwan.

Fernandes é engenheiro e deputado federal. Já foi prefeito de São José dos Campos e secretário de Habitação na primeira gestão de Geraldo Alckmin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *