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Flamengo estampa na camisa o apoio ao Pacto pelo Esporte

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Disputa de bola em Manaus. Foto: Gilvan Souza/Flamengo

O Rubro-negro carioca estampou, na partida valida pela semifinal do campeonato carioca, a marca da iniciativa de empresas patrocinadores que visa uma gestão mais profissional, moderna e eficiente no esporte

No último domingo de abril, dia 24, o Clube de Regatas Flamengo entrou em campo para disputar mais uma partida decisiva contra o Vasco da Gama, dessa vez valido pela semifinal do Campeonato Carioca. Além do jogo ter acontecido em Manaus, na Arena da Amazônia, o Rubro-negro fez mais uma ação pouco comum. Estampado nas costas do uniforme estava a marca do Pacto pelo Esporte, uma iniciativa de empresas patrocinadoras para estimular uma mudança na gestão das entidades esportivas.

O confronto foi assistido por 44 mil pessoas no estádio e cerca de 30 milhões de pessoas pela TV, um dos recordes de audiência no ano. Para o ex-jogador Raí, diretor da Atletas pelo Brasil: “esta é uma iniciativa muito importante para divulgar o Pacto pelo Esporte. O apoio do Flamengo é um exemplo e abre espaço para que outros clubes vejam a importância de uma nova era na gestão eficiente e transparente. Com isso, ganham os equipes, as empresas patrocinadoras e todo o esporte.”

A ação do clube carioca não foi uma simples ação de marketing. Uma semana antes, dia 18/4, o Flamengo publicou em seu site mais alguns documentos que as empresas signatárias do Pacto pelo Esportes exigirão a partir do final de 2017 para patrocinar entidades esportivas. Os documentos recentemente publicado são as metas para 2016, o Código de Ética do clube, política de patrocínios e um manual anticorrupção. Esses quatro documentos eram os últimos que o clube precisava divulgar para se adequar a lista do Pacto.

Esses e outros documentos estão disponíveis na página de transparência do portal do Flamengo.

Alexandre Rangel, sócio da Ernest & Young (EY), destaca o seguinte: “Através da adequação final ao Pacto pelo Esporte, o Flamengo se credencia a fazer parte de um conjunto muito limitado de entidades esportivas que podem receber patrocínios e investimentos de grandes empresas nacionais e multinacionais que prezam pelo cumprimento dos mais elevados padrões de governança corporativa. Para nós da EY, parceiros e patrocinadores dos esportes Olímpicos do Flamengo, é motivo de satisfação e tranquilidade saber que os nossos investimentos e, no fim, a nossa marca, está sendo tratada com seriedade e profissionalismo conforme indicado pelos preceitos do ‘Pacto pelo Esporte’”.

A história do Pacto Pelo Esporte
O Pacto pelo Esporte é um acordo corporativo, voluntário e autorregulado que defini regras e mecanismos nas relações de investidores com entidades esportivas (confederações, federações e clubes). As exigências das empresas signatárias do Pacto pelo Esporte são baseadas em obrigações que entidades esportivas precisam seguir se quiserem receber benefícios governamentais, mas não ficam restritas a isso.

As propostas de mudança da gestão não afetarão os os contratos já em vigor. Porém, após o período de dois anos, os novos patrocínios passarão a seguir as regras firmadas pelo Pacto.

Essa é uma iniciativa inédita no mundo. Nunca foi feito uma reunião de empresas patrocinadoras para influenciar o esporte. Sua metodologia foi baseada nos acordos setoriais de combate à corrupção criados pela ONG Transparência Internacional e trazidos ao Brasil pelo Instituto Ethos, por meio do projeto Jogos Limpos.

A secretária-executiva da iniciativa é da Atletas pelo Brasil – entidade formada por esportistas e ex-atletas de diferentes modalidades e gerações que lutam pelo desenvolvimento do esporte e do país – que atua em conjunto com o Instituto Ethos e o LIDE Esporte, com o apoio do Mattos Filho Advogados.

Já assinaram o Pacto 20 das maiores empresas do Brasil. São elas: Aché Laboratórios, Banco do Brasil, Bradesco, BRF, Carrefour, Centauro, Coca-Cola, Construtora Passarelli, Correios, Decathlon, EY, Estácio, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Itaú Unibanco, Johnson&Johnson, McDonald’s, P&G, Somos Educação, TAM e Vivo.

O Flamengo é apoiador do Pacto pelo Esporte desde seu lançamento e já se comprometeu a passar por uma avaliação baseada nas diretrizes e condutas do documento.

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