Filtrar por

  • até

Grupo de jovens cria aplicativo para facilitar o eleitor saber quem financia o seu candidato ao Congresso

cityname-sao-paulo
Participantes da hackathon durante evento na sede do Google em SP; crédito: divulgação

Participantes da hackathon durante evento na sede do Google em SP; crédito: divulgação

Com o objetivo de ajudar o eleitor a conhecer melhor o seu candidato e decidir seu voto, foi realizado no último sábado (23/8), um hackathon (maratona de criação de programas). Cerca de 48 jovens desenvolvedores foram a sede do Google em São Paulo para participar do evento promovido pela Transparência Brasil, organização não governamental que trabalha para monitorar a integridade das instituições públicas e que desde 2000 acompanha a questões do financiamento eleitoral, e pela Sensedia, que desenvolveu a ferramenta que possibilitou o acesso aos bancos de dados da ONG. O evento contou também com apoio do Google Brasil.

O sábado também foi o lançamento da Open API da Transparência Brasil, uma ferramenta de programação que permite explorar as principais bases de dados da organização, principalmente do projeto Quem Quer Virar Excelência nas Eleições de 2014, lançado neste mês e que reúne dados sobre os políticos que se candidataram para as eleições de outubro.

O projeto vencedor foi o Quem Financia, nome provisório de uma extensão do navegador Chrome que busca e identifica os nomes de candidatos na página acessada e oferece ao usuário a opção de saber quem financia aquele político, além de sua declaração de bens.

“Falta desenvolver algumas coisas para que ele seja lançado com qualidade, mas a proposta é oferecer a extensão já nestas eleições”, afirma Pedro Dias Fonseca, 24, graduado em Ciência da Computação pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Os demais integrantes do grupo são Augusto Farnese, 25, mestre em ciência da computação pela UFMG, e Luiz Paulo Coelho Ferreira, 28, mestrando de ciência da computação da UFMG, e Rafael Zanoni, 28, formado em sistemas de informação pela Faculdade Expoente, de Curitiba. Os três integrantes de Minas Gerais foram colegas de faculdade e hoje trabalham na startup Projeto Brasil.

Os participantes tiveram acesso à informações detalhadas sobre os candidatos à Presidência, ao governo estadual, ao Congresso Nacional e às assembleias estaduais, além de dados de quem tenta a reeleição.

Após dez horas de trabalho, as 12 equipes apresentaram os resultados de seus projetos a uma comissão julgadora formada por Claudio Weber Abramo, diretor-executivo da Transparência Brasil, José Roberto de Toledo, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e colunista do jornal “O Estado de S. Paulo”, José Papo, gerente de Relações com Desenvolvedores e Startups do Google Brasil, e Kleber Bacili, presidente da Sensedia.

Além do vencedor, dois projetos ganharam menções honrosas: o Tô de Olho e o Smart Innovation. “Foi difícil selecionar o vencedor. Os desenvolvedores, tendo informação aberta e em formato simples para usar, puderam pensar em soluções e ideias interessantes. Surpreendente foi ter essas aplicações já funcionando ainda hoje [sábado], com tão pouco tempo para criar”, explicou José Papo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *