Filtrar por

  • até

Hoje, 7 de outubro, é o dia Internacional do Trabalho Decente

cityname-destaques

A Campanha pelo Trabalho Decente antes e depois de 2014, uma iniciativa da federação sindical Internacional da Construção e da Madeira (ICM ou, em inglês, BWI) para melhorar a condição de trabalho dos operários envolvido nas obras da Copa de 2014, promove hoje, dia 7 de outubro, o Dia Internacional do Trabalho Decente. Como parte da programação, a organização publicou um manifesto em defesa deste direito.

A data foi instituída em 2007, no Fórum Social de Mundial em Nairóbi na Nigéria. O conceito de Trabalho Decente, que dá origem ao dia, foi formalizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 1999 e sintetiza a idéia de que mulheres e homens têm o direito de realizar um trabalho produtivo, em condições dignas de liberdade e segurança. Para a garantia desse direito foram criados quatro eixos estratégicos: a promoção dos direitos do trabalho, a geração de mais e melhores empregos, a extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social.

Na declaração publicada em seu site, a Campanha pelo Trabalho Decente ressaltou a importância da discussão nacionalmente. “No Brasil, lutar por Trabalho Decente ganha um sentido ainda mais especial, dado que o país ainda carece de melhores condições de trabalho nos mais diversos setores da economia. E, em se tratando da criação de empregos no país, vale lembrar que já iniciamos com os preparativos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, cuja estimativa é a da criação de cerca de 700 mil novos postos de trabalho. Para garantir que haja a maximização da geração de empregos e, da mesma forma importante, que tais empregos sejam de qualidade, é necessária a mobilização permanente dos trabalhadores em torno dos princípios do Trabalho Decente.”

De acordo com informações da Campanha, vários sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais programarão atividades informativas para os trabalhadores sobre o direito ao trabalho digno. Eles enceram o manifesto com um alerta: “Neste dia não podemos nos esquecer que os mega eventos esportivos que serão motivo de orgulho para o nosso país não podem servir como desculpa para o desrespeito de leis trabalhistas.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *