Filtrar por

  • até

Odebrecht entrega arena ao Corinthians, mas com obras ainda incompletas

cityname-cuiaba

A Odebrecht Infraestrutura, responsável pela construção da Arena Corinthians, entregou o ultimo dia 15/04 as obras do estádio para o clube. Faltando menos de 60 dias para o Mundial, o local da abertura da Copa de 2014 é um das quatro arenas ainda não inauguradas.

A cerimônia de entrega não representa, no entanto, o final das obras necessárias para o estádio receber jogos, e muito menos para sediar a abertura da Copa do Mundo. Sem citar especificamente nenhuma ação, tanto a construtora como o clube admitiram que a obra está incompleta. Segundo nota divulgada no site da Odebrecht Arenas, agora “iniciará o período conhecido como “comissionamento” da obra, durante o qual fará, ao lado da equipe do Corinthians, a checagem do funcionamento de equipamentos e promoverá eventuais acertos”.

Além disso, o estádio do Corinthians foi projetado com capacidade para 48 mil pessoas, mas para receber um jogo de abertura ou final de Copa do Mundo a FIFA exige pelo menos 60 mil lugares. O Governo do Estado de São Paulo ficou encarregado de construir uma arquibancada temporária com vinte mil lugares extras.

Foi na montagem das arquibancadas temporárias em que aconteceu o acidente que matou Fabio Hamilton da Cruz, no final de março. Após o falecimento de Cruz, as obras na montagem da arquibancada temporária ficaram interrompidas e só voltaram plenamente no último dia 11 de abril.

A construção do estádio começou no dia 30 de maio de 2011. No pico da obra reuniu 2.500 trabalhadores. No total, empregou cerca de seis mil pessoas, entre diretos e indiretos, com priorização de contratação de moradores da Zona Leste da capital paulista, uma das regiões que mais concentra áreas de pobreza na cidade.

O primeiro evento teste deverá ser um jogo comemorativo entre jogadores e ex-jogadores do Corinthians, programado para o dia 10 de maio. Já no dia 17 de maio, deve acontecer a primeiro evento oficial no estádio, uma partida valida pelo Campeonato Brasileiro entre Corinthians e Figueirense.

Quantos estádios estão prontos para a Copa 2014?
O Brasil decidiu realizar o Mundial de Futebol de 2014 com 12 cidades-sede, mais do que pedia a FIFA ou que em qualquer país anfitrião do evento. Isso levou a um aumento do número de obras necessárias para realizar o campeonato.

Seis cidades já receberão jogos da Copa das Confederações em junho 2013, e já estão com seus estádios prontos desde aquela época: Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

Os seis estádios restantes só dois foram inaugurados. Além da Arena de São Paulo, outros três ainda correm contra o tempo para finalizar as obras.

O primeiro a inaugurar após a Copa das Confederações foi a Arena das Dunas, em Natal, que foi aberto com um jogo entre América-RN e Confiança-SE, válido pela Copa do Nordeste, no dia 27 de Janeiro.

O outro estádio já inaugurado foi o Beira-Rio, em Porto Alegre-RS. A cerimônia simbólica de entrega, realizada no dia 20 de fevereiro, contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

Já na lista dos estádios ainda não entregues o que parece mais adiantado é a Arena Amazonas, em Manaus-AM. O governo estadual promete que o estádio ficará pronto no próximo dia 25 de abril.

Em Curitiba-PR, o prazo de entrega atual da Arena da Baixada é dia 30 de abril. Porém, a obra tem sofrido com a ameaça de greve por parte de seus operários. Várias paralisações têm acontecido desde o dia 7 de abril por parte dos contratados pela empresa A. A. Camargo, responsável pela instalação elétrica da Arena. Os donos da A. A. Camargo reconhecem o atraso no pagamento aos funcionários e alegam que não receberam o dinheiro da empresa montada pelo Clube Atlético Paranaense para gerenciar a obra.

Fechando a lista está a Arena Pantanal, em Cuiabá-MT. O estádio receberá já no dia 26 de abril um jogo valido pela Copa do Brasil, entre Vasco e Luverdense, mas o governo mato-grossense não quer considerar essa data como a inauguração oficial. O motivo é o atraso na entrega de parte das cadeiras.

Por conta desse contratempo a inauguração oficial está adiada para 7 ou 14 maio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *