Filtrar por

  • até

Ouvidorias dos Estados e cidades-sede pedem que FIFA crie a ouvidoria-geral da Copa 2014

cityname-belo-horizonte

encontroouvidorias Representantes das ouvidorias dos governos estaduais e municipais dos locais que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014 exigem que o Comitê Organizador Local (COL) pressione a FIFA para que ela nomeie um ouvidor-geral para a Copa das Confederações e para mundial de futebol.

O pedido foi feito durante o primeiro encontro entre os ouvidores das cidades-sede, que aconteceu em Salvados, entre dias 27 e 28 de maio. Para eles, a não existência de uma ouvidoria para os megaeventos fere o Estatuto do Torcedor.

No mesmo evento, os ouvidores presentes resolveram criar mecanismos para uma atuação conjunta durante a Copa 2014, e para isso pedem para participar dos comitês de organização nas cidades e estados-sede.

Durante o evento, o Instituto Ethos apresentou o resultado dos Indicadores de Transparência Municipais.

No próximo semestre deverá acontecer em Minas Gerais o segundo encontro de ouvidores da Copa 2014.

Leia na íntegra a Carta de Salvador elaborada durante o encontro:

 Carta de Salvador

Os ouvidores públicos, reunidos no Iº Encontro de Ouvidorias das Sedes da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, realizado nos dias 27 e 28 de maio de 2013, no Centro de Convenções, em Salvador, após refletir sobre os anseios e demandas dos participantes do evento, conclamam o Comitê Gestor da Copa do Mundo de Futebol para interceder junto à FIFA no sentido que esta designe, imediatamente, o Ouvidor da competição da Copa das Confederações 2013, assim como o Ouvidor da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, cumprindo o que determina o art. 6º da Lei 10.671/2003, o Estatuto do Torcedor, fornecendo a ambos os meios necessários para haver pleno acesso do público em geral aos canais de interlocução com a organização das referidas competições, assegurando assim a efetividade dos princípios norteadores da democracia, transparência e da publicidade na organização dos eventos esportivos.

Ressaltamos que as ouvidorias municipais e estaduais das Sedes da Copa do Mundo tomaram a decisão neste evento de atuar de forma integrada, no sentido de otimizar a defesa dos direitos dos torcedores e dos cidadãos, aprofundando o diálogo do poder público e das organizações esportivas com a sociedade. Neste sentido reivindicam a sua efetiva participação nos Comitês Organizadores Locais.

Salvador, 28 de maio de 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *