Filtrar por

  • até

Participe da consulta pública da cartilha Jogo Limpo X Jogo Sujo

cityname-destaques

Engenheiros, administradores públicos, participantes de conselhos de controle social e outros cidadãos estão convidados para contribuir com o texto da cartilha Jogo Limpos X Jogo Sujo durante os próximos 60 dias. A abertura do processo de consulta publica foi anunciada durante as celebrações do dia Mundial de Combate a Corrupção, no dia 9 de dezembro.

O objetivo da cartilha é mostrar onde estão as brechas para a corrupção nos processos das licitações públicas, em especial nos projetos de construção civil. O texto também trata das boas práticas para evitar desvio de recursos públicos. A cartilha explica desde como é elaborado um projeto para uma obra, até como são feitas as licitações públicas.

Capa da Cartilha
Conheça o texto da cartilha e contribua!

A iniciativa faz parte do termo de cooperação assinado há um ano entre O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Envie contribuições para o e-mail: [email protected]

2 respostas a Participe da consulta pública da cartilha Jogo Limpo X Jogo Sujo

  1. Luiz de Albuquerque Maranhão disse:

    AÇÕES A ADOTAR:

    1. Elaborar bons projetos (suficientementes detalhados em todos seus aspectos, em especial, suas quantidades e especificações).
    2. Licitar por preço fechado e na execução fazer cumprir o previsto em projeto.

    (*). Como premissa, para que haja redução nos níves de corrupção atuais, tem que se fazer tudo com Ética.

  2. Alan Boccato disse:

    Boa niciativa que mostra os caminhos técnicos para a corrupção.

    Mas temos de avançar também nos caminhos éticos que criam o contexto para a corrupção. E esse caminho ético é a aceitação pela sociedade de que uma pessoa ou uma corporação podem ser extremamente ricas e de que os seres humanos são medidos pelo o que tem. Enquanto for socialmente aceito existirem milhonários e enquanto for socialmente valorizado o poder de consumo de cada indivíduo, a corrupção continuará existindo e evoluindo. A cada momento terá uma nova técnica para burlar os mecanismos de conrole, a legislação, etc… é como a corrida da alice no pais nas maravilhas!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *