Filtrar por

  • até

Publicação conta história do Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios

cityname-destaques

Lançado durante a Conferência Ethos 360° no Rio de Janeiro, na última quinta (16/6) o documento relata os quase seis anos de história do projeto para promover a transparência e combater a corrupção nos megaeventos esportivos.

Da indignação com o descaso com as obras dos Jogos Pan-americanos de 2007, no mesmo ano em que o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2014, surgiu a ideia de organizar a sociedade civil para que a história de superfaturamento não se repetisse, e que os megaeventos esportivos deixassem um legado positivo para a sociedade brasileira. Ainda foram necessários alguns anos, e a possibilidade aberta pelo edital do fundo da Siemens Integrity Initative em 2009, para que o Instituto Ethos conseguisse que o projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios se tornasse uma realidade.

Lançado no dia 9 de dezembro de 2010, a iniciativa do Ethos conseguiu reunir mais de cem entidades parceiras nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Agora, no final deste mês de junho, o projeto encerra suas atividades.

Capa da publicação Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios

Clique na imagem para ler a publicação.


Clique aqui para ter acesso ao download no formato PDF.

 

Para celebrar essa data, e também contar a história do projeto, seus erros e acertos, foi elaborada uma publicação de pouco mais de cem páginas. Ali são listadas as realizações do projeto, como a assinatura de todos os prefeitos eleitos ao Pacto Municipal pela Transparência e os Indicadores de Transparência Municipal e Estadual, mas também as ações que não deram certo, como a tentativa de implementar um canal de denúncias de corrupção sobre as obras da Copa do Mundo e das Olimpíadas.

A mobilização em cada uma das cidades-sede, o balanço financeiro e as dificuldades e acertos desses quase seis anos de projeto são também tema do documento. Em breve será lançada a versão em inglês, com o objetivo que essa experiência possa ser replicada em outros países que sediarão grandes eventos esportivos.

A publicação traz ainda o registro do legado do Jogos Limpos: como o projeto Cidade Transparente, que continuará realizando avaliações das prefeituras brasileiras; ou primeiro acordo setorial entre empresas para criar regras de prevenção ao suborno, o Ética e Saúde; ou ainda a ação das empresas patrocinadoras esportivas para melhor a gestão do setor, o Pacto Pelo Esporte. Além do trabalho de advocacy por leis que ajudem a combater a corrupção, como a Lei de Acesso à Informação, a Lei da Empresa Limpa/Anticorrupção e a Lei do Lobby. Das três leis escolhidas como prioritárias pelo projeto Jogos Limpos, apenas está última não foi aprovada.

Você pode ler a publicação on-line neste link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *