Filtrar por

  • até

Secretário responsável pela segurança dos megaeventos no Brasil pede demissão

cityname-destaques

Luiz Fernando Corrêa, acusado de corrupção, permanece no cargo de diretor de segurança do COL da RIO 2016 Foto: Renato Araújo/ABr

O secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, José Ricardo Botelho, pediu demissão do cargo. De acordo com o Ministério da Justiça, Botelho, que é delegado da Polícia Federal, deixou o governo por motivos pessoais.

O pedido de demissão foi feito no último fim de semana. A assessoria da pasta informou que ainda não foi definido um nome para substituí-lo. A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, vinculada ao Ministério da Justiça, é responsável pelo acompanhamento das ações de segurança nos eventos que o Brasil vai sediar nos próximos anos, em especial a Conferência Rio+20, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Não há denúncias em relação José Ricardo Botelho.

Essa foi a segunda troca no cargo em menos de duas semanas. Odécio Carneiro, diretor no mesmo órgão pediu exoneração após ser acusado pelo Ministério Público Federal de participar de um esquema de superfaturamento durante os Jogos Panamericanos de 2007.

Segundo as denúncias o delegado Odécio Rodrigues Carneiro, que era coordenador-geral de tecnologia e informação da Polícia Federal durante o Pan, e mais três empresas respondem a uma ação de improbidade administrativa que apura a contratação, sem licitação, para os Jogos de 2007. Eles teriam comprado R$ 174 milhões em equipamentos de inteligência usados no Pan do Consórcio Integração sem licitação ou pesquisa de preço.

O Comitê Organizador Local dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Rio 2016 manteve no cargo de diretor de segurança Luiz Fernando Corrêa que também é acusado pelo Ministério Público Federal de ter assinado um contrato superfaturado em R$ 18 milhões no Pan de 2007. Ele foi secretário Nacional de Segurança Pública e membro do comitê organizador do Pan do Rio.

Com Informações da Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *