Como utilizar o campeonado mundial de futebol para ampliar a produção e o consumo de produtos orgânicos é o tema do seminário Green Rio – Oportunidades e Desafios da Copa de 2014, que o portal Planeta Orgânico promove nesta terça-feira (23) no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no estado do Rio.
“O foco desses seminários é levantar oportunidades em diferentes regiões do estado, que possam atender a essa demanda que vai existir em função de uma Copa orgânica e sustentável”, disse à Agência Brasil a diretora do Planeta Orgânico, Maria Beatriz Martins Costa.
A coordenadora do Centro Sebrae de Inteligência em Orgânicos, Sylvia Wachsner, acredita que o foco da promoção governamental deve ser nas 12 cidades-sede dos jogos. Como nem todas essas sedes têm produtores orgânicos, os produtos serão comprados de pequenos agricultores localizados até 150 quilômetros das cidades “Isso é uma oportunidade enorme para os produtores orgânicos, não só para os chamados produtos verdes, como para produtos beneficiados, entre eles laticínios e grãos, para alimentação de atletas e de visitantes”, acrescentou.
Os produtos orgânicos devem ser oferecidos tanto em restaurantes e supermercados durante a Copa e também para as seleções que disputarão o campeonato mundial de futebol.
O Governo Federal divulgou em meados do ano passado o plano Copa Sustentável e Orgânica em que fixava a meta de dobrar a produção de produtos do tipo no Brasil. Ainda neste semestre, o Ministério da Agricultura deverá lançar, neste segundo semestre dados estatísticos atualizados sobre a produção orgânica no Brasil. Os últimos números indicam a existência de cerca de 10 mil produtores e um mercado estimado em R$ 400 milhões.
Com informações da Agência Brasil
Siga: