Filtrar por

  • até

Senado instala Conselho de Transparência com participação da sociedade civil

cityname-destaques
Foto: Agência Senado

Foto: Agência Senado

Os sete membros do Conselho de Transparência e Controle Social do Senado tomaram posse durante a cerimônia no dia 16/4.  Órgão consultivo da Presidência do Senado, o conselho irá debater e propor ações que disseminem o acesso à informação pública, nortear a formulação de políticas de transparência e controle social sobre os atos do Senado e sugerir projetos prioritários sobre esses temas.

O conselho terá três representantes da sociedade civil: Maurício Azêdo, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Claudio Abramo, diretor da Transparência Brasil; Jorge Abrahão, diretor-presidente do Instituto Ethos.

Carlos Mathias será o presidente do conselho. O ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça é o chefe da Secretaria da Transparência do Senado, cargo criado pelo presidente da casa Renan Calheiros. Completam o conselho os funcionário do Senado: Edilenice Passos, diretora da Secretaria de Informação e Documentação; David Emerich, diretor da Secretaria de Comunicação; e Gilvan Andrade, diretor da Subsecretaria de Pesquisa e Opinião.

Para o presidente do conselho, Carlos Mathias, a ­instalação do colegiado tem especial importância, pois vai tratar da questão da transparência. Ele elogiou os conselheiros representantes da sociedade e disse que o conselho vai contar com ­entidades emblemáticas. “O Senado se abrir para a sociedade é algo extraordinário. Com a criação do conselho, o Senado está institucionalizando a ­transparência”, afirmou Mathias.

Calheiros, presente ao evento, ressaltou ainda que o Senado vem buscando a transparência não só nos procedimentos internos, mas também na legislação. “Ainda este semestre começa a valer uma lei que este Senado formulou e aprovou. Sinto-me honrado em ter proposto a lei que determina que o peso dos impostos seja conhecido dos cidadãos na nota fiscal. Trata-se de um grande passo rumo à cidadania e à transparência”, frisou.

A instalação do conselho ocorre sem custos adicionais para os cofres públicos e os integrantes não terão remuneração. Nos últimos dois meses, já foram anunciados cortes que devem gerar economia de R$ 300 milhões em dois anos.

Uma resposta a Senado instala Conselho de Transparência com participação da sociedade civil

  1. Luciana Abud disse:

    Grande avanço!
    Estamos muito bem representados pelos integrantes da sociedade civil.
    Faço votos que os integrantes do Conselho consigam de fato atuar na defesa da ética e da transparência.
    Atenciosamente,
    Luciana Abud

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *