Filtrar por

  • até

Será que vai dar samba?

cityname-destaques

maracana

O Rio de Janeiro, que é a cidade do samba, agora também será sede da Copa do Mundo e da Olimpíada de 2016. Veja as diversas ações que o Instituto Ethos tem promovido na cidade por meio do projeto Jogos Limpos.

No Rio de janeiro, a pergunta “será que vai dar samba?” significa a incerteza sobre uma determinada ação. Talvez essa expressão seja a melhor maneira de se traduzir o sentimento dos cariocas neste momento em relação à Copa de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016. Após um ano de grandes manifestações na cidade diante dos gastos que vêm sendo feitos com esses megaeventos, a sociedade tem se mobilizado de diferentes maneiras para entender esse enredo.

O Instituto Ethos, com apoio da Siemens Integrity Initiative, tem promovido na cidade carioca diversas ações com o seu projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios. Entre elas está a realização de reuniões com parceiros locais em prol da transparência, integridade e controle social. A organização conseguiu reunir 36 integrantes pertencentes a 21 instituições da sociedade civil, que organizam debates, oficinas sobre transparência e diálogo com o poder público. Juntos, os participantes do projeto obtiveram o compromisso público do prefeito Eduardo Paes com a transparência municipal e aplicaram os Indicadores de Transparência Municipal e Estadual, possibilitando a avaliação da transparência da gestão pública. Além disso, realizaram oficinas de transparência, divulgando a Lei de Acesso à Informação e elaboraram um estudo local reunindo informações sobre os gastos com as obras para o Mundial de Futebol e para os Jogos Olímpicos na capital carioca.

Neste ano, sairá a primeira avaliação desse enredo e não sabemos como será o desempenho do país e da capital carioca em relação a esses eventos esportivos. Mas sabemos que, para dar samba, tem que ter a participação da população, seja acompanhando ou monitorando, seja cobrando os resultados dos investimentos destinados à Copa do Mundo de 2014 e à Olimpíada e Paraolimpíada de 2016. Por isso, o Instituto Ethos convida todos a se juntarem ao projeto Jogos Limpos para fazer desse enredo um samba.

Acompanhe essa evolução no site dos Jogos Limpos.

Por Ana Luíza Silva, coordenadora do projeto Jogos Limpos no Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *