Filtrar por

  • até

Sindicatos da Construção debatem reivindicações de trabalhadores em obras da Copa com governo federal

cityname-brasilia

Nove sindicatos de trabalhadores na construção civil e a organização Internacional dos Trabalhadores em Construção e Madeira, conhecida pela sigla em inglês – ICM, reuniram-se com chefe de Gabinete da Casa Civil, Carlos Carboni, no último dia 10. Durante o encontro os sindicatos apresentaram a Campanha por Trabalho Decente antes e depois de 2014, que visa garantir que boas condições de trabalho sejam um dos legados da Copa do Mundo para o Brasil. Além disso, os sindicatos debateram com o governo a pauta nacional dos trabalhadores do setor e como estão as negociações em diversos estados do país.

Estiveram presente nessa reunião a ICM, as Federações Estaduais de Trabalhadores da Indústria da Construção de São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, além de sindicatos dos Estados de Mato Grosso, Espírito Santo, Ceará e das cidades de São Bernardo do Campo e São Caetano dos Sul, na região do ABC Paulista.

Pauta Unificada
Em março deste ano, os sindicatos da Campanha por Trabalho Descente apresentaram a pauta unificada para representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Ministério do Trabalho e Emprego, do Tribunal Superior do Trabalho e da Secretaria Geral da Presidência da República. Essa foi a primeira vez que os trabalhadores da construção civil conseguiram se articular uma pauta de reivindicação no nível nacional.

A pauta nacional unificada traz muitos pontos que foram comuns nas greves dos Estádios da Copa do Mundo, como acréscimo no valor da remuneração da hora-extra, plano saúde para os operários e família e cesta-básica, além do reajuste salarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *