Filtrar por

  • até

Transparência Internacional lança frente de trabalho sobre Corrupção nos Esportes

cityname-destaques

Com objetivo de ampliar o debate público sobre a corrupção no mundo dos esportes, a Transparência Internacional (TI) lançou um novo projeto. A iniciativa, batizada de “Corrupção no Esporte”, quer difundir conhecimento e promover a colaboração sobre as questões de integridade nos esportes.

Uma das ações será a publicação de Relatório Global temático sobre diversos assuntos que relacionam esporte e corrupção, como a organização já fez para diversas questões. A proposta é que este documento seja lançado no final de 2015.

Para preparar esse relatório global a TI criou uma seção em seu site, no início de abril, para publicar artigos sobre corrupção no esporte.

Entre os textos que já estão publicados está uma entrevista com Jens Sejer Andersen, diretor do Centro Dinamarquês de Estudos do Esporte e do Instituto Play The Game e um relato sobre a experiência das organizações de combate à corrupção durante a Copa do Mundo da Alemanha, em 2006. Também é possível ler o artigo do professor de história Roger Pielke Jr., sobre a formação das organizações esportivas pelo mundo. No texto, Pielke Jr. defende que “as grandes somas de dinheiro que passam por essas entidades atrapalham a criação de sistemas de governança que previnam a corrupção ou mesmo outros assuntos, como a igualdade nas competições”.

A proposta da TI é difundir análises em seis diferentes temas:

  1. Governança
  2. Megaeventos
  3. Resultados esportivos combinados (match fixing)
  4. Esporte de base
  5. Modelo dos EUA de esporte universitário
  6. O papel dos diversos atores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *