Filtrar por

  • até

UEFA decide que a Eurocopa 2020 será sediada em vários países

cityname-destaques

Ao invés de organizar a Eurocopa de 2020 em único país, o Comitê Executivo da União das Federações Europeias de Futebol (UEFA) decidiu, em reunião na última quinta-feira (6/12) realizar os jogos em vários países do continente. “A Eurocopa de 2020 será realizada por todo o continente, em várias das principais cidades, segundo a decisão tomada hoje. Uma Eurocopa para a Europa é uma ideia do presidente da UEFA, Michel Platini”, declarou o secretário-geral da Uefa, Gianni Infantino, durante entrevista coletiva realizada em Lausanne, na Suíça.

Em março de 2013, começará o processo de seleção das cidades-sede da competição. A divulgação das escolhidas acontecerá em meados de 2014.

O número total dos votos favoráveis e contrários não foi divulgado. Somente foi anunciado que a decisão, que não foi apoiada por Şenes Erzik, vice-presidente da UEFA. Turco, Erzik vui frustrada a suas ações a frente da candidatura de seu país para sediar o evento em 2020. A Eurocopa de 2016 será realizada na França.

O Comitê Executivo também decidiu que a propriedade de passes de jogadores por empresários deve ser proibida. Para isso vai encaminhar um pedido formal a FIFA para que esta regra tenha validade internacional. A UEFA propõe um período de três a quatro anos para implementar essa mudança.

 

Reações
A proposta recebeu apoio de alguns jornalistas, como Jens Weinreich em artigo na revista alemã, Der Spiegel. Segundo ele, a Eurocopa de 2004 e os Jogos Olímpicos de 2004 deixaram grandes dívidas nos países que os sediaram, Portugal e Grécia. Os dois hoje enfrentam graves problemas com as contas públicas. Weinreich acredita que ao espalhar as sedes, não haverá tantos gastos para cada país.

Já Kevin Miles, diretor de Relações Internacionais da Federação de Torcedores de Futebol, organização com base no Reino Unido, declarou ser contrário à proposta em entrevista ao jornal inglês The Guardian. “Tivemos uma reunião com a UEFA duas semanas atrás, para discutir o formato de onde serão disputados os jogos nas fase de grupos da Eurocopa, para garantir que esses jogos sejam realizados próximos uns dos outros. Jogos da Inglaterra precisam ser mais próximos do que eles estavam na última Eurocopa quando eles foram divididos entre Donetsk e Kiev.”

Outras reclamações dizem respeito a possibilidade do aumento das passagens áreas impedirem os torcedores de acompanharem suas seleções.

Com informações do Play The Game

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *